Quais os riscos do bitcoin?

Quais os riscos do bitcoin?

Está pensando em investir, mas antes deseja conhecer quais os riscos do Bitcoin? Essa é uma conduta prudente, que deve ser adotada por todo investidor iniciante, que deseja entender a dinâmica do mercado de bitcoins.

De modo que, possa tomar as melhores decisões em relação à diversificação de sua carteira de investimentos. Possibilitando a minimização de riscos e melhor aproveitamento de seu orçamento.

Para te auxiliar em seu processo de decisão, elencamos quais são os principais riscos que envolvem o investimento em Bitcoins.

3 Principais riscos do Bitcoin

Elencamos os principais riscos do Bitcoin para que sua tomada de decisão em relação ao investimento seja consciente, confira.

1. Volatilidade

A volatilidade é um dos principais riscos de investir em Bitcoins. Atualmente, a volatilidade desse ativo chega a ser duas vezes maior quando comparado aos principais ativos comercializados pelo Ibovespa.

Portanto, isso também afeta o uso de Bitcoins como forma de pagamento. Tendo em vista que, o investidor tende a esperar alguma estabilidade para fazer uso de sua criptomoeda.

2. Perseguição governamental

Recentemente, a China restringiu o uso de criptomoedas e chegou a fechar operações de mineração, ordenando que grandes empresas não usem criptoativos em negociações.

A mesma perseguição chegou ao Reino Unido, onde reguladores proibiram uma das maiores corretoras do mundo de realizar operações com criptomoedas. Até mesmo as propagandas sobre o tema estão proibidas no Reino Unido.

Esses movimentos de perseguição são motivados pela necessidade de maior controle em relação aos criptoativos.

Muito embora no Brasil as criptomoedas sejam até mesmo taxadas por impostos no recolhimento do Imposto de Renda, não existe total segurança de que não haverá uma perseguição contra o uso de Bitcoins no país.

3. Especulação e fraudes

Outro risco que preocupa muitos investidores é em relação à especulação usando Bitcoins e possibilidades de fraudes.

A especulação e possibilidades de fraudes não são novidades no universo dos investimentos em criptomoedas, se resguardar é sempre importante.

Encontrar boas empresas para fazer seus investimentos e acompanhar seus ativos em Bitcoins, possibilita a minimização dos riscos de fraudes que possam comprometer seus ativos.

Riscos do Bitcoin não impedem investimentos assertivos

Os riscos anteriormente citados devem ser conhecidos pelo investidor, visando a máxima precaução na hora de realizar seus investimentos. Mas não devem servir como um incentivo para deixar de investir.

Tendo em vista que, todo investimento apresenta algum grau de risco envolvido. Por isso, cabe a cada investidor ter o cuidado de respeitar seu próprio perfil de investimentos.

De modo que, possa diversificar sua carteira de ativos e fazer boas aquisições de curto e longo prazo. Afinal, a valorização de Bitcoins ocorre de acordo com as flutuações pertinentes ao mercado.

Por isso mesmo, cada ativo deve ser adquirido de acordo com a análise feita pelo investidor, visando ter a oportunidade de usufruir do máximo lucro em relação ao investimento realizado.

Fazer a análise de risco é sempre importante para que não ocorram arrependimentos em relação ao valor de aporte no investimento feito. Mas nunca deve ser usado como um freio que te causa pânico ou impossibilidade de investir em algum ativo que chame a sua atenção.

Explorar mais

Como transferir bitcoins para conta bancária?

Investimentos

Como transferir bitcoins para conta bancária?

A transação é mais simples que parece e leva pouco tempo. Exigindo somente que tenha uma carteira digital com seus bitcoins e faça o passo a passo que iremos ensinar.

Leia mais

Bandas de Bollinger: Como Comprar e Vender Bitcoin com Confiança

Investimentos

Bandas de Bollinger: Como Comprar e Vender Bitcoin com Confiança

As Bandas de Bollinger é um instrumento de análise técnica que oferecer insights sobre quando pode ser um bom momento para comprar ou vender Bitcoins.

Leia mais

Arbitragem de bitcoin: o que é, como funciona e como fazer?

Investimentos

Arbitragem de bitcoin: o que é, como funciona e como fazer?

Já ouviu falar sobre arbitragem de Bitcoin? É preciso entender como o mercado funciona, para que se consiga compreender como se dá o processo de arbitragem.

Leia mais