O que procura?

Categorias

Investimentos

Ícone abrir

Bitcoin

Ícone abrir

Segurança

Ícone abrir

O que acontece quando Bitcoins são perdidos?

O que acontece quando Bitcoins são perdidos?

Índice

Já se perguntou o que acontece quando bitcoins são perdidos? Ou ainda, se questiona como recuperar bitcoins perdidos? Atualmente, estima-se que 20% dos Bitcoins já minerados estão em carteiras ou guardados em locais inacessíveis.

Seja por perda da senha de acesso às bitcoins ou qualquer outro motivo, centenas de pessoas ao redor do mundo já perderam as bitcoins que mineravam.

E isso é extremamente frustrante, afinal, é um ativo muito valioso para ser perdido e que acaba desmotivando o investidor que não consegue acesso ao ativo. Mas o que acontece com bitcoins perdidos? Nós vamos te explicar detalhadamente!

Entenda o que acontece com Bitcoins perdidos?

Quando uma pessoa perde sua chave de acesso às bitcoins, eles ficam inacessíveis para sempre. Sendo bitcoins que não podem ser usados por outras pessoas justamente por causa da falta de acesso à chave.

Por isso, é sempre importante que o minerador ou investidor, tenha o devido cuidado de manter suas bitcoins em carteiras que sejam confiáveis.

De modo que, seja possível registrar uma senha que seja fácil de lembrar e o acesso às bitcoins seja facilitado. Ao criar a sua senha para acesso de sua carteira de bitcoins, vale a pena enviar essa senha para local seguro ou anotar em papel.

Tendo como objetivo que jamais perca acesso de sua conta. Afinal, bitcoins são um ativo que se valoriza com o tempo. É importante que tenha acesso de longo prazo ao ativo para que não perca seu investimento.

Ter uma senha fácil de lembrar não significa que necessariamente é uma senha fraca ou insegura. Apenas demonstra que é um ativo importante para você e que, por isso, teve o devido cuidado de escolher bem onde será armazenado e como será o acesso ao ativo.

Como recuperar bitcoins perdidos?

Por causa da grande quantidade de pessoas investindo em mineração ou até mesmo adquirindo bitcoins e perdendo o acesso, muitas empresas se especializaram na recuperação.

Portanto, os interessados podem aproveitar esse tipo de serviço para fazer a recuperação de dados e evitar a perda definitiva da carteira repleta de bitcoins.

No entanto, é importante salientar que a recuperação não funciona em 100% dos casos e que o investimento na tentativa costuma ser alto. Essa é uma possibilidade para quem perdeu a chave de sua carteira e não deseja abrir mão das bitcoins que estavam nela.

Afinal, muitos investidores e mineradores perdem o acesso após a conquista de um número relevante de bitcoins.

E com a valorização da criptomoeda, vale a pena pagar pelo serviço de recuperação com o objetivo de ter algum lucro na venda das criptomoedas que estavam perdidas. Mesmo investindo para recuperar o acesso, o prejuízo financeiro se torna menor.

Após recuperar sua chave de acesso às bitcoins, eles poderão ser usados da forma que preferirem. Obviamente, a recuperação de bitcoins perdidos é um serviço com custo relativamente alto.

Sendo interessante financeiramente somente para quem realmente acumulou um número significativo de bitcoins e perdeu o acesso.

Além disso, é muito importante contratar profissionais sérios para que essa recuperação possa ser feita. Caso contrário, o risco de perder dinheiro nessa tentativa de recuperação é mais significativo.

Quando o profissional é sério e comprometido, ele poderá esclarecer suas dúvidas sobre como recuperar bitcoins perdidos. Além de ser claro sobre todos os processos necessários, o profissional sempre avisará seu cliente sobre a possibilidade de que a recuperação não funcione conforme o esperado.

Portanto, antes de investir dinheiro na tentativa, vale a pena se informar sobre a reputação do profissional que está contratando. Além disso, é útil não criar tanta expectativa sobre a prestação de serviço.

Afinal, existem muitos fatores que podem comprometer a recuperação de seus ativos. É importante tomar a decisão com bastante consciência sobre os riscos.

Como saber se tenho bitcoins perdidos?

Algumas pessoas não se recordam se investiram em bitcoins no passado, nesse caso, dificilmente vão conseguir contratar um profissional para recuperar o ativo.

Afinal, não conseguem sequer ter vestígios que facilitem o trabalho de recuperação. Outro ponto importante a esclarecer, é que não é possível recuperar bitcoins perdidos ou encontrar bitcoins perdidos de terceiros.

Nesses casos, os bitcoins se tornam inativos que podem ser recuperados somente usando a chave de transação do verdadeiro proprietário. A recuperação só é possível com o uso de dados fornecidos por quem adquiriu o ativo e armazenou, mas perdeu o acesso.

Portanto, quem sequer lembra se realmente investiu tem uma chance muito pequena de encontrar o ativo e recuperar.

Bitcoins inativos nunca deixam de existir

Todas as transações de bitcoins estão na blockchain, por isso, mesmo quando se perde o acesso da chave privada, essas bitcoins não desaparecem.

A criptomoeda não utilizada apenas se torna “bitcoin inativo”, mas não deixa de existir na rede. É por isso que, ao recuperar a sua senha de acesso é possível fazer transações normalmente com as criptomoedas que estavam esquecidas.

O mais recomendado é que todo detentor de Bitcoins tenha cuidado com sua chave privada, para evitar a perda de suas criptomoedas e o custo na tentativa de recuperação.

Afinal, já temos notícias de centenas de pessoas que perderam suas criptomoedas e se arrependem da falta de cuidado com a chave. Especialmente por causa da alta valorização que a Bitcoin sofreu ao longo dos últimos anos.

Mesmo existindo uma pequena chance de recuperar bitcoins perdidos, não é algo que funciona sempre.

Quem perdeu acesso até mesmo de frações de bitcoins perdeu uma quantia significativa de dinheiro.

E essas pessoas geralmente estão dispostas a pagar pela tentativa de recuperação. Mas dependendo do método que era usado para armazenar o ativo, a recuperação é inviável.

Um HD externo que queimou, por exemplo, com suas bitcoins dentro pode ser irrecuperável, ocasionando a perda definitiva do acesso se não houver um backup de segurança.

Escolha um método de acesso aos ativos que seja seguro

Ter uma conta na Bitnuvem, por exemplo, é seguro para garantir seu acesso ao seu ativo digital.

Tendo em vista que, a empresa disponibiliza recuperação de senha em caso de perda de acesso e uma série de outras medidas para que o usuário não tenha problemas.

Garantindo que possa manter seus investimentos seguros de invasores e também possa ter acesso facilitado conforme sua demanda.

Portanto, uma conta segura que armazena suas bitcoins de forma confiável e permite transações com o ativo garante que seja possível manter sua carteira repleta de bitcoins ao longo dos anos.

Evitando que seja necessário lidar com preocupações envolvendo seu ativo. Afinal, é interessante manter o investimento em bitcoins a longo prazo.

E para isso, é preciso ter acesso facilitado e uma carteira confiável. Aspectos que a Bitnuvem te ajuda a desenvolver, para garantir ótimos resultados para seus investimentos.

Quando bitcoins são perdidos, seu dinheiro está sendo desperdiçado e sua oportunidade de ganhar com transações em bitcoins está sendo perdida.

Por isso, sempre adote as melhores medidas de segurança ao comprar ou minerar bitcoins, transferindo para uma carteira confiável. Afinal, ninguém quer perder bitcoins ou qualquer investimento que fez visando resultados de longo prazo.

Aproveite que agora já sabe como recuperar bitcoins e que existe uma chance, para analisar se vale a pena em seu caso.

Explorar mais

O que é uma

Investimentos

O que é uma "Baleia" no mercado de Bitcoin?

Já ouviu falar sobre baleia no mercado de Bitcoin e não entendeu absolutamente nada? É normal não saber sobre o que se trata.

Leia mais

Satoshi Nakamoto: quem é o suposto criador da Bitcoin

Bitcoin

Satoshi Nakamoto: quem é o suposto criador da Bitcoin

Quem criou o Bitcoin? Hoje nós vamos te contar sobre Satoshi Nakamoto e sua relação com a criação da Bitcoin.

Leia mais

Descubra Seu Perfil de Investidor em Cripto

Investimentos

Descubra Seu Perfil de Investidor em Cripto

Descubra qual perfil de investidor em cripto você é com a Bitnuvem: conservador, moderado ou arrojado. Maximize seus investimentos em criptomoedas.

Leia mais