O que acontece quando Bitcoins são perdidos?

O que acontece quando Bitcoins são perdidos?

Já se perguntou o que acontece quando bitcoins são perdidos? Atualmente, estima-se que 20% dos Bitcoins já minerados estão em carteiras ou locais inacessíveis.

Seja por perda da senha de acesso às bitcoins ou qualquer outro motivo, centenas de pessoas ao redor do mundo já perderam as bitcoins que mineravam.

E isso é extremamente frustrante, afinal, é um ativo muito valioso para ser perdido. Mas o que acontece com as bitcoins perdidas? Nós vamos te explicar!

Entenda o que acontece com Bitcoins perdidos

Quando uma pessoa perde sua chave de acesso às bitcoins, eles ficam inacessíveis para sempre. Sendo bitcoins que não podem ser usados por outras pessoas.

Por isso, é sempre importante que o minerador ou < href=”https://bitnuvem.com/blog/investir-bitcoin-brasil”>investidor, tenha o devido cuidado de manter suas bitcoins em carteiras que sejam confiáveis.

De modo que, seja possível registrar uma senha que seja fácil de lembrar e o acesso às bitcoins seja facilitado. Evitando que por algum motivo sua criptomoeda fique inacessível por ter perdido a senha.

Existe algum método para recuperar bitcoins perdidos?

Sim! Por causa da grande quantidade de pessoas investindo em mineração ou até mesmo adquirindo bitcoins e perdendo o acesso, muitas empresas se especializaram na recuperação.

Portanto, os interessados podem aproveitar esse tipo de serviço para fazer a recuperação de dados e evitar a perda da carteira repleta de bitcoins.

Essa é uma possibilidade para quem perdeu a chave de sua carteira e não deseja abrir mão das bitcoins que estavam nela. Afinal, muitos investidores e mineradores perdem o acesso após a conquista de um número relevante de bitcoins.

E com a valorização da criptomoeda, vale a pena pagar pelo serviço de recuperação com o objetivo de ter algum lucro na venda das criptomoedas que estavam perdidas.

Após recuperar sua chave de acesso às bitcoins, eles poderão ser usados da forma que preferirem. Obviamente, esse é um serviço com custo relativamente alto.

Sendo interessante somente para quem realmente acumulou um número significativo de bitcoins e perdeu o acesso.

Além disso, é muito importante contratar profissionais sérios para que essa recuperação possa ser feita. Caso contrário, o risco de perder dinheiro nessa tentativa de recuperação é maior.

Bitcoins inativos nunca deixam de existir

Todas as transações de bitcoins estão na blockchain, por isso, mesmo quando se perde o acesso da chave privada, essas bitcoins não desaparecem.

A criptomoeda não utilizada apenas se torna “bitcoin inativo”, mas não deixa de existir na rede. É por isso que, ao recuperar a sua senha de acesso é possível fazer transações normalmente com as criptomoedas que estavam esquecidas.

O mais recomendado é que todo detentor de Bitcoins tenha cuidado com sua chave privada, para evitar a perda de suas criptomoedas e o custo na tentativa de recuperação.

Afinal, já temos notícias de centenas de pessoas que perderam suas criptomoedas e se arrependem da falta de cuidado com a chave. Especialmente por causa da alta valorização que a Bitcoin sofreu ao longo dos últimos meses.

Quem perdeu acesso até mesmo de frações de bitcoins perdeu uma quantia significativa de dinheiro.