O que é slippage e como ele atrapalha suas operações

O que é slippage e como ele atrapalha suas operações

Índice

Slippage é um conceito utilizado durante a negociação de ativos financeiros e que todo investidor precisa conhecer.

Tendo em vista que, sua execução pode alterar os preços de uma ordem, gerando prejuízos ou ganhos para o investidor de acordo com a alteração ocorrida.

Por isso mesmo, nós vamos te explicar o que é o slippage e como ele influencia suas negociações de ativos. Visando que o conhecimento sobre o slippage te ajuda a se prevenir e atuar da forma mais lucrativa possível. Confira a seguir todas as informações necessárias.

Entenda o que é slippage

Em tradução literal o termo slippage significa “escorregão” e no mercado financeiro, o termo é utilizado para referenciar a diferença entre o valor de envio de uma ordem de negociação e o preço de execução da ordem.

O slippage pode ocorrer para ordem de compra ou venda do ativo. Tendo em vista que, a ordem é uma projeção de valor que pode ou não se concretizar.

Seja na compra ou venda do ativo, o slippage pode ocorrer mudando o preço final da ordem de compra ou venda.

Com isso, a compra ou venda é executada com valor diferente do desejado, concretizando a transação de forma que possa frustrar o trader e suas negociações.

E o pior de tudo é que: não existe um único fator ou momento específico que faz com que o slippage ocorra. Portanto, sua imprevisibilidade acaba prejudicando ou beneficiando os negócios.

De acordo com o que acontece quando o slippage se manifesta. Afinal, é possível vender acima do preço por causa do escorregão ou abaixo. E obviamente o cenário de venda abaixo do desejado ocasiona prejuízos.

Diversos fatores atuam para ocorrer um slippage

É importante compreender que, a alta volatilidade, volume negociado e liquidez do ativo são fatores que interferem para que a execução da ordem seja realizada como projetado.

Quando o volume negociado é alto, o ativo tem alta volatilidade e sua liquidez é baixa, é natural que o slippage ocorra com maior frequência.

Com todos os fatores influenciando a execução da ordem, é natural que o escorregão possa acontecer fazendo com que a ordem seja executada custando mais ou menos que o previsto.

Obviamente quando custa menos na aquisição o trader comemora, mas em caso de execução com valor superior ao esperado, podem ocorrer prejuízos na transação.

Quando ocorre um alto volume de ordens de compra sendo lançadas ao mesmo tempo, é possível que a próxima ação de compra sofra um slippage. Ao invés de obter um ativo por R$150,50 o usuário que fez a ordem de compra tem a execução em R$151.

Para quem compra com foco em longo prazo o prejuízo é pequeno. Entretanto, aqueles que compram com foco no curto prazo podem perder boas chances por causa do erro.

O trader, por exemplo, pode sair muito prejudicado dependendo da ordem de compra ou venda que foi executada com erro de centavos. Uma vez que, o profissional costuma negociar altos valores.

É possível se prevenir de slippage?

A ocorrência de slippage não é uma ciência exata, mas geralmente coincide com a alta volatilidade do mercado e falta de liquidez.

Ocasionando alterações significativas nas operações de day trade. Por isso, os profissionais de day trade costumam contar com a possibilidade da derrapagem em seus cálculos.

Justamente para que não sofra tanto impacto caso o risco de slippage se concretize na negociação.

Um bom trader sempre tem planejado uma contenção de riscos e tendo atenção ao mercado, é possível minimizar eventuais danos financeiros ocasionados pela situação. Algumas dicas são úteis na prática são:

1. Operando ativos de alta liquidez

Quando o ativo tem alta liquidez, é mais fácil que a operação ocorra de forma rápida e fácil. O que acaba blindando o investidor do slippage negativo.

Portanto, é uma característica muito importante que o trader deve procurar em seus ativos. Tendo como principal objetivo, se resguardar financeiramente e garantir que a ordem seja executada exatamente conforme o planejado.

2. Automatizando a estratégia

O uso de robôs que automatizam o day trade pode desencadear ótimos resultados na proteção contra slippage. De modo que, o investidor possa definir stops saudáveis para que o robô opere com total eficiência.

Assim, é possível evitar trades desvantajosos para o investidor. Bem como, é viável elaborar um limite de entrada e saída durante o intervalo de negociações.

Esse conjunto de fatores faz com que o investidor consiga evitar eventuais grandes prejuízos. Viabilizando um plano de contingência quando as negociações não estão tão favoráveis.

3. Reduzindo o número de operações

Ao reduzir o número de operações, obviamente é possível minimizar os riscos nas negociações.

Muito embora seja difícil liquidar um lote grande de uma só vez, a estratégia é interessante para quem deseja se blindar de eventuais slippages negativos.

Tenha sempre um bom planejamento para que as operações de trade possam ser bem-sucedidas e seus resultados não dependam tanto de fatores que não consegue controlar.

Estudar o mercado e se dedicar na busca constante por informações de qualidade são cuidados que fazem total diferença na sua obtenção de resultados.

Afinal, é possível atuar de forma preventiva quando se tem conhecimento técnico suficiente para construir um cenário favorável para suas transações.

Enquanto os traders iniciantes e que não sabem como operar de forma a minimizar risco, acabam sendo prejudicados por situações adversas como o slippage e outras dificuldades comuns no cotidiano de quem faz muitas operações financeiras ao longo do dia.

Explorar mais

NFT: O que são Tokens não-fungíveis?

Segurança

NFT: O que são Tokens não-fungíveis?

Já ouviu falar sobre NFT ou tokens não-fungíveis? É importante entender mais sobre essas tecnologias para utilizar em seu dia a dia.

Leia mais

Saiba o que é pool de mineração e como funciona

Bitcoin

Saiba o que é pool de mineração e como funciona

Os mineradores que desejam ganhar Bitcoins se beneficiaam ao participar de um pool de mineração.

Leia mais

Como Funciona o Rendimento das Criptomoedas

Investimentos

Como Funciona o Rendimento das Criptomoedas

Entenda como funciona o rendimento de criptomoedas, conhecimento fundamental para tomar decisões de investimento em criptomoedas.

Leia mais