O que é OTC? Entenda como funciona o mercado de balcão!

O que é OTC? Entenda como funciona o mercado de balcão!

Índice

O termo OTC é uma sigla para over the counter. A expressão remete à época na qual os ativos eram negociados em balcões de corretoras.

Ou seja, o mercado de balcão é um ambiente para a transação de títulos e valores imobiliários. Entender mais sobre o OTC e se o mercado é regulamentado no Brasil, é fundamental para que possa fazer investimentos mais assertivos.

Evitando negociações de ativos que podem comprometer sua lucratividade e a qualidade da sua carteira de investimentos.

Nós vamos te explicar detalhadamente o que é OTC e como ligar com o mercado de balcão para ter sucesso nos seus investimentos.

Entenda o que é OTC

OTC representa um ambiente alternativo de operações financeiras. Ou seja, é um mercado que negocia títulos que não estão registrados na Bolsa de Valores (B3).

Por isso mesmo, o OTC tem como diferencial oferecer menos burocracia e permitir uma negociação mais direta entre comprador e vendedor dos títulos.

Para uma companhia operar em OTC, é preciso obter autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Muitos títulos são negociados no OTC e esse mercado é uma ótima alternativa para quem deseja diversificar sua carteira de investimentos.

No entanto, é importante ter conhecimento de mercado e entender a dinâmica do OTC para que possa ter um resultado assertivo.

O mercado OTC é regulamentado no Brasil?

Sim, o mercado OTC é regulamentado no Brasil, e suas operações devem seguir as regras da SOMA (Sociedade Operadora de Mercado de Ativos), criada em 1996.

No ano de 2022, a SOMA foi comprada pela B3 e passou a ser conhecida como SOMA Fix, sendo a instituição que é responsável por registrar as transações do mercado de balcão.

Portanto, as operações no OTC são seguras e regularizadas. Possibilitando que o investidor tenha tranquilidade ao usar o mercado de balcão.

Entenda o funcionamento do mercado de balcão

O OTC pode funcionar por meio de plataformas digitais ou telefone. Não há um espaço físico ou mercado que possa ser visitado para realizar as transações.

Além disso, o OTC pode ser de dois tipos. O balcão organizado e o mercado não organizado. Confira como cada um funciona.

Mercado de balcão organizado

No caso do mercado OTC organizado ou regulamentado, é natural servir como uma etapa de adaptação para empresas que desejam entrar na bolsa de valores.

Dessa forma, as transações são registradas e as companhias não precisam se submeter ao rigor da B3. Além disso, os bancos de investimento e outras instituições fazem a intermediação.

De modo que depois de concluídas as negociações, as instituições precisam formalizar as negociações em câmaras de registro.

Mercado de balcão não organizado

A principal diferença é que, nesse tipo de mercado OTC, não há registro das operações realizadas. Até 1996 o único formato do OTC era o não organizado, até que a criação da SOMA mudou o mercado.

Portanto, no balcão não organizado o mercado não é regulamentado e muitos títulos e ativos que não encontram espaço na B3 são negociados.

Esse modelo acaba desencadeando pouca transparência em relação aos preços e volumes negociados. O que faz com que o mercado não organizado cause receio para os investidores iniciantes.

Qual a diferença entre OTC e ambiente da bolsa de valores?

Uma das principais diferenças se dá em relação às exigências habitualmente feitas pela Bolsa de Valores.

É mais simples oferecer investimentos no mercado OTC do que na B3. Tendo em vista que, para ter ações negociadas na bolsa as empresas precisam enfrentar burocracia em relação a práticas de governança corporativa.

Apresentando, por exemplo, um balancete financeiro auditado para garantir a transparência dos dados.

E isso acaba sendo um custo alto para que a empresa possa participar da B3. Além de seguir todas as normas para a divulgação das operações.

No OTC a flexibilidade é maior, não existindo exigências em relação a participação e operação da companhia no mercado.

O que faz com que naturalmente mais empresas tenham acesso à OTC que à B3. Atuando no OTC organizado, não existe muita margem para que o investidor lide com problemas.

Portanto, é um mercado interessante para explorar e diversificar sua carteira de investimentos.

Explorar mais

Trust Wallet: Aumente a Segurança e Melhore a Usabilidade dos Seus Criptoativos

Segurança

Trust Wallet: Aumente a Segurança e Melhore a Usabilidade dos Seus Criptoativos

Descubra como a Trust Wallet oferece segurança e usabilidade para seus criptoativos, tornando-se a escolha ideal para gerenciamento eficaz.

Leia mais

Inicie investimentos em Bitcoin seguindo 5 passos

Bitcoin

Inicie investimentos em Bitcoin seguindo 5 passos

5 dicas: Inicie investimentos em Bitcoin seguindo 5 passos fundamentais com a Bitnuvem: educação, investimentos iniciais, seleção de corretora, segurança e mais.

Leia mais

Como Descobrir Oportunidades de Investimento em Criptomoedas

Investimentos

Como Descobrir Oportunidades de Investimento em Criptomoedas

Explore as oportunidades de investimento em criptomoedas para 2024, incluindo tendências de mercado, estratégias eficientes e análises detalhadas.

Leia mais