O gráfico de candles ou clandestick é muito utilizado por traders, com o objetivo de visualizar de forma rápida e simples a oscilação de preço de um ativo.
Dessa forma, é possível ter a representação gráfica de preço, possibilitando a análise em um período determinado, como nos últimos dias ou meses.
A utilização de gráfico de candles permite a tomada de decisões pautada na análise do cenário de variação do preço daquele ativo. Possibilitando uma decisão mais assertiva nos negócios. Especialmente para quem atua como trader.
O gráfico consiste no fornecimento de uma imagem em forma de gráfico, revelando ao usuário as informações sobre a cotação de um determinado ativo no período analisado.
O método pode ser usado para todos os ativos de renda variável, possibilitando a análise comparativa dentro do período em que o gráfico está montado, que pode ser de dias, horas, semanas e até meses.
Utilizado desde o século XVIII, o método foi desenvolvido por Homma Munehisa, que tinha o objetivo de analisar a negociação de contratos futuros de arroz, que na época era a maior riqueza do Japão.
Trazido para o Ocidente por Steve Nison na década de 80, o modelo foi aperfeiçoado até chegar à versão que é utilizada atualmente.
O uso é bastante simples, ele é basicamente formado por um corpo e suas sombras. O corpo consiste em um retângulo colorido e as extremidades são as sombras.
O corpo positivo corresponde ao lado inferior sendo o preço de abertura e o superior o de fechamento. As extremidades da sombra superior representam a cotação máxima do período e a parte inferior da sombra a cotação mínima do período analisado.
Já o candle negativo consiste na extremidade inferior dando o preço de fechamento e o superior o preço de abertura. As sombras possuem os mesmos significados do candle positivo.
O tamanho do corpo do candlestick depende diretamente das variações de abertura e fechamento. Enquanto as sombras estão associadas às variações nas ofertas dos investidores.
No início pode até parecer complexo, mas após compreender o gráfico, torna-se muito mais fácil acompanhar e analisar as variações de um ativo.
Possibilitando a tomada de boas decisões em relação ao processo de investimento. Especialmente quando o objetivo é fazer trader.
Uma dica valiosa é que, os gráficos padrões do candles permitem a observação de aspectos que facilitam a tomada de decisões.
Atualmente, existem 10 padrões que guiam o gráfico candles e possibilitam que tome decisões pautadas na análise dos padrões exibidos pelo ativo no dia em que deseja fazer seu investimento.
Por exemplo, o padrão engolfo de baixa que significa um padrão positivo seguido por um negativo, mostrando que a força de venda superou a de compra.
Já o candle linha de perfuração que também é conhecido como piercing line demonstra um candle negativo seguido de um positivo com preço ade abertura mais baixo. Demonstrando a tendência de que as cotações do ativo subam.
Conhecer esses padrões ajuda o iniciante a usar o gráfico sem tanta dificuldade. Compreendendo a partir da observação dos padrões que existem alguns gráficos comuns e o que cada um deles indica.
Explorar mais
Investimentos
Fraudes de IA e Deepfakes ameaçam a segurança digital. Saiba como identificar e a se proteger com a Bitnuvem.
Leia mais
Bitcoin
Descubra como o indicador MVRV do Bitcoin, que compara o valor de mercado ao valor realizado, fornece insights valiosos para identificar oportunidades de investimento e riscos no mercado de criptomoedas.
Leia mais
Bitcoin
A criptomoeda do Corinthians foi recentemente lançada e gerou um grande sucesso, esgotando em 2 horas.
Leia mais