O que é gráfico de candles e como entendê-lo?

O que é gráfico de candles e como entendê-lo?

O gráfico de candles ou clandestick é muito utilizado por traders, com o objetivo de visualizar de forma rápida e simples a oscilação de preço de um ativo.

Dessa forma, é possível ter a representação gráfica de preço, possibilitando a análise em um período determinado, como nos últimos dias ou meses.

A utilização de gráfico de candles permite a tomada de decisões pautada na análise do cenário de variação do preço daquele ativo. Possibilitando uma decisão mais assertiva nos negócios. Especialmente para quem atua como trader.

O que é clandestick ou gráfico de candles?

O gráfico consiste no fornecimento de uma imagem em forma de gráfico, revelando ao usuário as informações sobre a cotação de um determinado ativo no período analisado.

O método pode ser usado para todos os ativos de renda variável, possibilitando a análise comparativa dentro do período em que o gráfico está montado, que pode ser de dias, horas, semanas e até meses.

Utilizado desde o século XVIII, o método foi desenvolvido por Homma Munehisa, que tinha o objetivo de analisar a negociação de contratos futuros de arroz, que na época era a maior riqueza do Japão.

Trazido para o Ocidente por Steve Nison na década de 80, o modelo foi aperfeiçoado até chegar à versão que é utilizada atualmente.

Como funciona o uso do gráfico?

O uso é bastante simples, ele é basicamente formado por um corpo e suas sombras. O corpo consiste em um retângulo colorido e as extremidades são as sombras.

O corpo positivo corresponde ao lado inferior sendo o preço de abertura e o superior o de fechamento. As extremidades da sombra superior representam a cotação máxima do período e a parte inferior da sombra a cotação mínima do período analisado.

Já o candle negativo consiste na extremidade inferior dando o preço de fechamento e o superior o preço de abertura. As sombras possuem os mesmos significados do candle positivo.

O tamanho do corpo do candlestick depende diretamente das variações de abertura e fechamento. Enquanto as sombras estão associadas às variações nas ofertas dos investidores.

No início pode até parecer complexo, mas após compreender o gráfico, torna-se muito mais fácil acompanhar e analisar as variações de um ativo.

Possibilitando a tomada de boas decisões em relação ao processo de investimento. Especialmente quando o objetivo é fazer trader.

Conheça os padrões do candles para ganhar experiência

Uma dica valiosa é que, os gráficos padrões do candles permitem a observação de aspectos que facilitam a tomada de decisões.

Atualmente, existem 10 padrões que guiam o gráfico candles e possibilitam que tome decisões pautadas na análise dos padrões exibidos pelo ativo no dia em que deseja fazer seu investimento.

Por exemplo, o padrão engolfo de baixa que significa um padrão positivo seguido por um negativo, mostrando que a força de venda superou a de compra.

Já o candle linha de perfuração que também é conhecido como piercing line demonstra um candle negativo seguido de um positivo com preço ade abertura mais baixo. Demonstrando a tendência de que as cotações do ativo subam.

Conhecer esses padrões ajuda o iniciante a usar o gráfico sem tanta dificuldade. Compreendendo a partir da observação dos padrões que existem alguns gráficos comuns e o que cada um deles indica.

Explorar mais

Como Descobrir Oportunidades de Investimento em Criptomoedas

Investimentos

Como Descobrir Oportunidades de Investimento em Criptomoedas

Explore as oportunidades de investimento em criptomoedas para 2024, incluindo tendências de mercado, estratégias eficientes e análises detalhadas.

Leia mais

Como vender meus Bitcoins?

Investimentos

Como vender meus Bitcoins?

Adquiriu Bitcoins e está buscando realizar a venda com praticidade? Na Bitnuvem o processo de venda é bastante simples, depende apenas de alguns cliques!

Leia mais

O que é Bitcoin Faucet? Entenda o que é isso e como funciona

Bitcoin

O que é Bitcoin Faucet? Entenda o que é isso e como funciona

Seu sonho é ter bitcoins, mas nunca ouviu falar em Bitcoin Faucet? Leia nosso artigo e entenda tudo sobre o assunto

Leia mais