O que procura?

Categorias

Investimentos

Ícone abrir

Bitcoin

Ícone abrir

Segurança

Ícone abrir

Bitcoin é uma pirâmide? Entenda como funciona esse golpe!

Bitcoin é uma pirâmide? Entenda como funciona esse golpe!

O investimento em Bitcoin ainda é uma novidade no mundo dos negócios. Por isso, muitas pessoas desconhecem o funcionamento e acabam sendo alvos fáceis para golpistas.

Bitcoin não é um investimento no modelo de pirâmide, mas o modelo já foi usado por golpistas prometendo vantagens financeiras para investidores.

Ocasionando até mesmo a prisão de um homem no Rio de Janeiro que estava envolvido no golpe. Nós vamos te explicar detalhadamente como tudo funciona e te dar os detalhes relevantes para se proteger contra golpes envolvendo Bitcoins.

Entenda a diferença entre Bitcoins e pirâmide

Uma pirâmide financeira costuma ter um alto retorno financeiro, possibilitado pelo sistema de pirâmide. Que consiste basicamente em investir em uma ideia e atrair novos investidores para esse mesmo sistema.

Quanto mais pessoas são atraídas por um determinado influenciador do sistema, maiores são os ganhos dessa pessoa que está investindo em atrair novos investidores.

As pirâmides costumam oferecer resultados e enriquecimento rápido, que não conseguem cumprir. E geralmente os esquemas são desmontados com operações da Polícia Federal, prendendo os idealizadores do esquema.

Já o investimento em Bitcoin é legalizado e os ganhos geram até mesmo o pagamento de impostos com a declaração no Imposto de Renda.

Portanto, é um processo seguro investir em Bitcoins quando o investimento é feito pelos caminhos corretos. Sempre é útil consultar a reputação da empresa que está contratando para ajudar no processo.

Tendo em vista que, a empresa contratada precisa ser credenciada aos órgãos reguladores dos investimentos no país.

Escândalo de pirâmide e Bitcoins no Rio de Janeiro

No mês de agosto de 2021, o empresário Glaidson Acácio dos Santos, responsável pela GAS Consultoria Bitcoin foi preso pela Polícia Federal em ação que investiga esquema de pirâmide.

A prisão foi ocasionada pela suspeita de ações fraudulentas, enganando vítimas que achavam que estavam investindo em Bitcoins com a ajuda do empresário.

Com a promessa de retorno rápido, a empresa GAS Consultoria Bitcoin oferecia investimentos que estavam sob investigação da polícia.

A empresa justifica que os ganhos oferecidos para seus clientes são frutos de uma gestão eficiente dos recursos. Enquanto a polícia reafirma que os valores são insustentáveis sem o esquema de pirâmide.

Obviamente, esse escândalo abala a reputação dos investimentos em Bitcoins. No entanto, cabe sempre salientar que o escândalo se dá pela má fé daqueles que aproveitam oportunidades para desenvolver esquemas ilegais.

Quando na verdade o investimento em Bitcoin com empresa legalizada é eficiente e possibilita bons retornos quando a aquisição é feita após uma boa análise do mercado.

Sempre suspeite de enriquecimento rápido e fácil

Agora que já deixamos claro que Bitcoin não é um esquema de pirâmide, queremos reforçar uma dica importante: sempre suspeite de enriquecimento rápido e fácil.

Investir requer analisar a reputação da empresa intermediária, pesquisar o mercado e fazer boas escolhas. Mas isso não garante seu enriquecimento em poucos dias ou meses.

Os esquemas de pirâmide quase sempre oferecem como principal vantagem um enriquecimento rápido, que atrai as pessoas pela ganância e faz com que elas não percebam os riscos.

Pesquise os registros das empresas e analise, para evitar qualquer tipo de contratempo envolvendo seu dinheiro. Com planejamento e cuidado, é possível multiplicar seu capital fazendo bons investimentos de curto e longo prazo.

Explorar mais

Quem é Vitalik Buterin? Conheça o criador da Ethereum

Investimentos

Quem é Vitalik Buterin? Conheça o criador da Ethereum

Vitalik Buterin é o famoso programador que criou a Ethereum. Diferentemente do mistério que cerca o Bitcoin, o criador de Ethereum é conhecido no mercado e costuma participar ativamente do Twitter.

Leia mais

75% dos investidores russos dizem preferir bitcoin a ouro ou moedas fiduciárias

Investimentos

75% dos investidores russos dizem preferir bitcoin a ouro ou moedas fiduciárias

Segundo dados, 75% dos investidores russos dizem preferir bitcoin a ouro ou moedas fiduciárias, o que é bastante animador.

Leia mais

Como fazer day trade em criptomoedas

Investimentos

Como fazer day trade em criptomoedas

É possível fazer day trade com criptomoedas e ter bons resultados? Conheça o processo e a semelhança com a lógica usada com ações na Bolsa de Valores.

Leia mais