Já ouviu falar sobre a tecnologia blockchain? O termo ficou muito conhecido por causa da moeda virtual Bitcoin.
Todo investidor que deseja comprar bitcoins precisa entender o que é blockchain e seu funcionamento, para que possa fazer seus investimentos compreendendo como o universo da bitcoin funciona.
Blockchain é basicamente um livro contábil, que registra toda a transação da moeda virtual, de modo confiável e imutável. Através da tecnologia blockchain, são registradas informações como:
A quantia de moedas transacionadas; Quem enviou a moeda; Quem recebeu a moeda; Quando a transação foi feita; Em qual lugar no livro contábil a transação está registrada.É por isso que, pode-se dizer que transparência é um dos principais benefícios da tecnologia blockchain.
A tecnologia blockchain surgiu em 2008 junto com o Bictoin, justamente visando que a Bitcoin pudesse ser criada.
Para que as transações eletrônicas de Bitcoins pudessem ocorrer sem depender de terceiros, foi preciso implementar a tecnologia blockchain, que é um conjunto de regras que faz o funcionamento do Bitcoin existir
.Com o passar dos anos o sistema blockchain evoluiu, possibilitando que essa tecnologia fosse adotada em outros sistemas.
As informações de um grupo de transações criam um bloco, que terá registro de tempo e data. Dessa forma, a cada 10 minutos é gerado um bloco que se liga ao bloco imediatamente anterior.
Todos os blocos são dependentes uns dos outros, formando uma cadeia de blocos que origina inclusive o nome do blockchain.
Toda a rede blockchain é formada por mineradores que verificam e registram as transações no bloco. Eles emprestam poder computacional para que a rede exista.
Por isso mesmo, eles recebem como recompensa moedas digitais, visando que continuem emprestando seu poder computacional para que a rede exista.
Portanto, de forma resumida a tecnologia é um livro contábil público que é responsável por registrar todas as transações de moeda virtual, formando uma cadeia de blocos.
Todos podem participar de uma rede blockchain, inclusive, muitos mineradores iniciantes começam a participar sem entender de fato a importância de sua atuação para a rede.
Todo minerador e toda pessoa que investe dinheiro em bitcoins fazem parte da rede blockchain, sabendo disso ou não.
Uma vez que, as criptomoedas funcionam usando a tecnologia blockchain para que possam ser seguras e evitar fraudes.
Não exatamente! Na realidade, a tecnologia blockchain é justamente o que permitiu a criação das criptomoedas em geral, inclusive da Bitcoin.
As criptomoedas usam essa tecnologia para que seja possível dar maior transparência e segurança para cada transação.
Além disso, a tecnologia pode ser usada para muitos outros objetivos. Portanto, não está somente atrelada ao objetivo contábil das criptomoedas.
Entender o funcionamento dessa tecnologia é importante para que seja possível minerar ou investir sabendo o que está fazendo.
Tendo em vista que, ao entender o que é blockchain e como se dá o seu funcionamento, a transparência das transações passa a tranquilizar o investidor.
Garantindo que assim, seja possível manter uma rede que é tão valorizada e desejada, totalmente livre de invasores.
Afinal, para invadir esse tipo de tecnologia, é preciso desvendar vários códigos. Processo que não é simples ou fácil e que faz com que toda a rede seja muito mais segura.
Entendendo isso, é possível se tornar um minerador para fazer parte da rede ou um investidor, sabendo que as criptomoedas são verdadeiramente seguras
Quando o assunto é segurança, é normal ter dúvidas se é possível investir em Bitcoin tendo convicção de que as tecnologias são seguras e efetivas.
No entanto, é possível dizer que a tecnologia blockchain desde seu surgimento é um método de segurança inquestionável em relação ao processamento dos dados e transações.
Todos os dados processados por essa tecnologia são seguros, com informações completas e podem ser verificados por todos.
Esses aspectos fazem com que o blockchain seja seguro desde seu surgimento até os dias atuais, em que a tecnologia já evoluiu bastante.
Sim! Atualmente já existem criptomoedas que utilizam blockchains customizadas, como a própria Etherum que utiliza uma customização da blockchain original para garantir descentralização das transações, mas usando um modelo diferente da bitcoin original.
A tecnologia blockchain também pode ser usada em outros setores, não se restringindo ao universo das criptomoedas.
No Brasil, a Receita Federal anunciou em 2018 que utilizaria a tecnologia para compartilhar dados do CPF dos brasileiros com outras entidades governamentais, facilitando a troca de informações, por exemplo.
Portanto, é uma tecnologia versátil, útil e que pode ser usada em diferentes cenários dependendo da demanda de quem precisa lidar com dados confiáveis, graças ao fato de ser uma tecnologia eficiente e segura.
Explorar mais
Investimentos
O que é bull run? Bull run é um termo que, literalmente, é traduzido da língua inglesa para “corrida de touros”. mas qual é a Relação com Bitcoin?
Leia mais
Investimentos
Já ouviu falar sobre arbitragem de Bitcoin? É preciso entender como o mercado funciona, para que se consiga compreender como se dá o processo de arbitragem.
Leia mais
Bitcoin
Agora, além de possibilitar a compra, venda e transferencia de Bitcoins, a Bitnuvem também possibilita pagamentos por meio do PIX.
Leia mais