O que é blockchain?

O que é blockchain?

Já ouviu falar sobre a tecnologia blockchain? O termo ficou muito conhecido por causa da moeda virtual Bitcoin.

Todo investidor que deseja comprar bitcoins precisa entender o que é blockchain e seu funcionamento, para que possa fazer seus investimentos compreendendo como o universo da bitcoin funciona.

Entenda o que é blockchain

Blockchain é basicamente um livro contábil, que registra toda a transação da moeda virtual, de modo confiável e imutável. Através da tecnologia blockchain, são registradas informações como:

  • A quantia de moedas transacionadas;
  • Quem enviou a moeda;
  • Quem recebeu a moeda;
  • Quando a transação foi feita;
  • Em qual lugar no livro contábil a transação está registrada.

É por isso que, pode-se dizer que transparência é um dos principais benefícios da tecnologia blockchain.

Armazenamento de dados blockchain

As informações de um grupo de transações criam um bloco, que terá registro de tempo e data. Dessa forma, a cada 10 minutos é gerado um bloco que se liga ao bloco imediatamente anterior.

Todos os blocos são dependentes uns dos outros, formando uma cadeia de blocos que origina inclusive o nome do blockchain.

Toda a rede blockchain é formada por mineradores que verificam e registram as transações no bloco. Eles emprestam poder computacional para que a rede exista.

Por isso mesmo, eles recebem como recompensa moedas digitais, visando que continuem emprestando seu poder computacional para que a rede exista.

Portanto, de forma resumida a tecnologia é um livro contábil público que é responsável por registrar todas as transações de moeda virtual, formando uma cadeia de blocos.

Todos podem participar de uma rede blockchain, inclusive, muitos mineradores iniciantes começam a participar sem entender de fato a importância de sua atuação para a rede.

Todo minerador e toda pessoa que investe dinheiro em bitcoins fazem parte da rede blockchain, sabendo disso ou não.

Uma vez que, as criptomoedas funcionam usando a tecnologia blockchain para que possam ser seguras e evitar fraudes.

Blockchain só existe por causa da Bitcoin?

Não exatamente! Na realidade, a tecnologia blockchain é justamente o que permitiu a criação das criptomoedas em geral, inclusive da Bitcoin.

As criptomoedas usam essa tecnologia para que seja possível dar maior transparência e segurança para cada transação.

Além disso, a tecnologia pode ser usada para muitos outros objetivos. Portanto, não está somente atrelada ao objetivo contábil das criptomoedas.

Entender o funcionamento dessa tecnologia é importante para que seja possível minerar ou investir sabendo o que está fazendo.

Tendo em vista que, ao entender o que é blockchain e como se dá o seu funcionamento, a transparência das transações passa a tranquilizar o investidor.

Garantindo que assim, seja possível manter uma rede que é tão valorizada e desejada, totalmente livre de invasores.

Afinal, para invadir esse tipo de tecnologia, é preciso desvendar vários códigos. Processo que não é simples ou fácil e que faz com que toda a rede seja muito mais segura.

Entendendo isso, é possível se tornar um minerador para fazer parte da rede ou um investidor, sabendo que as criptomoedas são verdadeiramente seguras.