Satoshi Nakamoto: quem é o suposto criador da Bitcoin

Satoshi Nakamoto: quem é o suposto criador da Bitcoin

Índice

A criação da Bitcoin ainda é um mistério para o mundo, quem teria inventado a criptomoeda? Essa é uma pergunta que motiva diversas investigações.

E ao longo dos anos, os curiosos conseguiram identificar Satoshi Nakamoto como o criador da criptomoeda. No entanto, não passa de um pseudônimo.

Nós vamos te contar mais sobre Satoshi Nakamoto e sua relação com a criação da Bitcoin a seguir.

Entenda quem é Satoshi Nakamoto

O ano de 2020 foi marcante para o crescimento e consolidação da Bitcoin no mercado. Em pleno ano de pandemia o ativo digital cresceu 303%.

Muitos investidores famosos como Elon Musk ajudaram a criptomoeda a atingir tal resultado. Como sempre, Bitcoins estão envolvidos em polêmicas que questionam sobre a legalidade da moeda digital e a viabilidade como um investimento seguro.

Entre as polêmicas envolvendo a criação de Bitcoins, temos a dúvida sobre quem seria o criador ou criadores do ativo que vem mudando o mercado ao longo dos últimos anos.

Satoshi Nakamoto é o codinome utilizado pelo criador ou grupo de criadores da criptomoeda que atingiu maior sucesso em todo o mundo.

O nome está diretamente associado à Satoshi Nakamoto Renaissance Holdings, empresa responsável pela criação da Bitcoin.

Até hoje a empresa é dona do registro do bitcoin.org, que é onde a moeda digital apareceu pela primeira vez no mercado, em agosto de 2008.

Em novembro de 2008 houve a publicação do artigo “Bitcoin: Um Sistema de Dinheiro Eletrônico P2P”, artigo assinado por Satoshi que detalhou o funcionamento da criptomoeda.

Já em 2009 houve a publicação do primeiro código aberto da moeda. Ao longo dos anos, o crescimento no mercado se mostrou muito positivo para a Bitcoin, que cresceu em mais de 99% de seu tempo de existência.

Mas ao longo de todos esses anos desde sua criação, o verdadeiro Satoshi nunca foi descoberto, mesmo com longas investigações jornalísticas.

Foco no desenvolvimento da moeda

Ao longo dos anos desde seu lançamento, a Bitcoin nunca ficou fora de funcionamento por um crash ou outro tipo de problema.

E ao longo dos anos, o foco dos responsáveis por sua criação foi no desenvolvimento da plataforma e na negociação do ativo.

Ao longo dos primeiros anos de negociações a utilização de Bitcoins no mercado ilegal foi bastante marcante. Por isso, Satoshi criou a Bitcoin Foundation, com o objetivo de desenvolver regras para a compra e venda da moeda.

Com tal desenvolvimento, o crescimento da Bitcoin se tornou inevitável. Em 2013 a moeda começou o ano valendo US $13 e terminou o ano sendo negociada por mais de US $700.

Líder silencioso e profundamente investigado

Em momento algum as pessoas desistiram de responder quem é Satoshi Nakamoto. Existe a possibilidade de Satoshi ser o nome dado a um grupo que seria responsável pela criptomoeda.

Assim como, poderia ser um líder discreto e silencioso, que deseja ter seu nome real preservado após ter criado um ativo digital que mudaria o mercado mundial.

Uma das principais suspeitas do mercado é que Satoshi seria na verdade Hal Finney. Falecido em 2014, ele foi o primeiro contato para o qual Satoshi enviou e-mail após criar a Bitcoin.

Ele sempre negou ser o criador do ativo, mesmo tendo sido a primeira pessoa no mundo a receber uma unidade da moeda e ter sido forte defensor do ativo.

Hal Finney também tem ligação com Dorian Satoshi Nakamoto, que foi um dos principais programadores do governo dos EUA durante toda a década de 90.

Devido ao nome e também ao modelo de programação da Bitcoin, Dorian foi associado à criação do ativo, mas sempre negou.

Com os anos de investigação e muitos nomes levantados, tendo negativa de todos, o mercado passou a suspeitar que a criação do ativo seria um trabalho de grupo.

A suspeita é fundada na qualidade da programação e de demais detalhes da criação do ativo digital. No entanto, até hoje não se conseguiu comprovar quem seria Satoshi Nakamoto.

Craig Steven Wright seria Satoshi?

Com extensa lista de rumores sobre possíveis nomes de criador da Bitcoin, o único a confirmar envolvimento na criação é Craig Steven Wright, cientista da computação e criador da Bitcoin Cash.

Ele afirma ser Satoshi Nakamoto, mas até o momento ele não consegue apresentar judicialmente nenhuma prova concreta de que é o verdadeiro Satoshi.

Obviamente isso faz com que o mercado pense que se trata de algum tipo de farsa e o mundo continua curioso a respeito de quem seria o verdadeiro criador do ativo digital.

Fato é que, ao longo dos anos, essa dúvida não tem atrapalhado o mercado, que vem investindo fortemente em Bitcoins e fazendo com que o criptoativo fique cada vez mais forte.

Explorar mais

Posso comprar Bitcoin a partir de quanto?

Investimentos

Posso comprar Bitcoin a partir de quanto?

Está com pouco dinheiro para investir, mas gostaria de comprar Bitcoin? A boa notícia é que, na Bitnuvem você pode comprar pedaços de Bitcoins de acordo com a cotação da moeda.

Leia mais

Contratos Inteligentes: Uma Jornada pelos Seus Benefícios e Desafios

Investimentos

Contratos Inteligentes: Uma Jornada pelos Seus Benefícios e Desafios

Descubra os benefícios e desafios dos contratos inteligentes e como a Bitnuvem está liderando essa revolução no mundo cripto

Leia mais

Banco mais antigo da Colômbia inicia testes para compras com criptomoedas

Bitcoin

Banco mais antigo da Colômbia inicia testes para compras com criptomoedas

O Banco Bogotá, o mais antigo da Colômbia iniciou testes para que seus clientes possam receber pagamentos usando moedas digitais.

Leia mais