Quanto Tempo Demora uma Transferência Bitcoin

Quanto Tempo Demora uma Transferência Bitcoin

A transferência Bitcoin não é feita imediatamente após sua solicitação, em muitos casos, isso gera apreensão e dúvidas sobre o procedimento. Especialmente quando a pessoa está fazendo sua primeira transferência Bitcoin.

Afinal, é normal ter receio de que a transferência não seja concluída ou que houve algum equívoco que está gerando a demora. No entanto, é perfeitamente normal que exista alguma demora na conclusão da sua solicitação.

É importante acompanhar suas transferências, para que você possa ter convicção de que a transferência foi finalizada e a pessoa recebeu os Bitcoins enviados por você. Quer saber mais sobre quanto tempo sua transação pode demorar?

Nós vamos esclarecer suas dúvidas, para que sua transação de Bitcoins seja mais tranquila e segura. Garantindo que possa fazer os processos com autoconfiança.

O que interfere no tempo de transferência Bitcoin?

A transferência de Bitcoin costuma demorar em média 10 minutos para ocorrer. E isso depende de três fatores, que são:

  1. Taxa: A taxa paga por você aos mineradores irá definir que sua transferência é prioridade dentre as demais. O valor irá definir qual é a prioridade de sua transação, pagando mais a transação será prioritária, pagando uma quantia inferior a prioridade será regular ou baixa. O valor a ser pago muda de acordo com a fila na rede;

  2. Demanda da rede: O tempo de transferência pode ser alterado quando ocorrem muitas transações ao mesmo tempo ou quando a rede sofre alguma instabilidade. Por isso, é interessante saber que em momentos de grande oscilação, seja de alta ou baixa no valor da cotação de Bitcoin, é normal que as transações demorem mais. Afinal, a rede fica mais sobrecarregada para que as confirmações das transações ocorram;

  3. Confirmações: a quantidade de confirmações que a carteira de seu recebedor solicita para aceitar uma transferência também altera o tempo de transferência de Bitcoin.

Portanto, é interessante conhecer esses aspectos para não se perceber ansioso pelas confirmações. Uma vez que, haverá essa demora de alguns minutos na confirmação da transação. E é perfeitamente normal a necessidade de manter essa espera.

Justamente por causa das características da rede de Bitcoin, que viabilizam a confirmação de cada transação.

Portanto, a demora de alguns minutos é totalmente natural quando o assunto é Bitcoin. Diferente daquilo que ocorre em transações como o PIX, que usa dinheiro de sua conta corrente.

O período de espera faz parte da transferência de Bitcoins

É preciso entender que, o período de espera de alguns minutos para a transferência se concretizar é normal, independentemente de qual seja a sua carteira de Bitcoins.

Os dez minutos são necessários para que os mineradores possam confirmar a transação, garantindo a segurança dos dados. E em caso de rede sobrecarregada esse período de confirmação pode até mesmo demorar 1 hora.

Portanto, o processo de transferência de bitcoin tem esse tempo natural para que a conclusão da transação se dê com todos os dados confirmados.

Quando o objetivo é acelerar as etapas, é interessante pagar taxa aos mineradores para obtenção de prioridade. No entanto, isso não é obrigatório para que sua transação seja concluída.

O ideal é sempre fazer suas transações sabendo que haverá esse tempo de espera e que o recebedor está consciente da espera necessária para a concretização da transação.

Mineradores são validadores de transações

É comum que, ao fazer um PIX por seu aplicativo bancário ocorra a validação por senha e por código de segurança.

Estas validações são rápidas e confirmam que realmente deseja fazer a transação. Além de servir para confirmar seus dados, evitando fraudes.

No Bitcoin também existe a validação da transação, por isso mesmo, não se dá de forma imediata. Tendo em vista que, o responsável por validar a transação é o minerador.

Garantindo que todos os dados estejam corretos e a transação possa ser devidamente confirmada conforme o esperado pelo usuário que fez a transação.

Por sua vez, o responsável pela mineração ganha uma taxa variável a cada bloco de transações confirmadas. Em geral, são frações de bitcoins conhecidos como satoshi.

Com o acúmulo de frações o minerador é bem remunerado. E essa é uma função que somente requer um computador conectado 24 horas e com boa capacidade de processamento.

Vale a pena atuar com mineração?

Atualmente no Brasil não. Justamente por causa do custo de energia elétrica para manter computadores ligados o mês inteiro sem pausa.

Assim como, o custo da obtenção de computadores com tanta capacidade de processamento. Portanto, atuar como validador das transações em Bitcoins não é um trabalho que remunere o suficiente para cobrir esses custos nos quais a atividade está envolvida.

Vale a pena, no entanto, investir em bitcoins todos os meses, mesmo que em pequena quantidade como o valor de R$100 por mês.

De modo que, possa usar o tempo para que seja possível obter bons resultados com a transação, fazendo com que cada aporte seja responsável por multiplicar seu capital com o passar dos meses.

E agora que você já sabe quanto tempo demora uma transferência bitcoin, poderá fazer seus aportes mensais com tranquilidade.

E se precisar, poderá transferir bitcoin como forma de pagamento ou meramente receber bitcoin de seus amigos como presente ou forma de pagamento.

Enviar bitcoin e receber bitcoin são transações mais simples usando a sua carteira Bitnuvem para centralizar todos os ativos. Aproveite ao máximo a facilidade e segurança da carteira para seus aportes mensais em bitcoins.

Explorar mais

O que acontece quando Bitcoins são perdidos?

Segurança

O que acontece quando Bitcoins são perdidos?

O que acontece quando bitcoins são perdidos? Estima-se que 20% dos Bitcoins já minerados estão em carteiras ou locais inacessíveis.

Leia mais

O que é Ledger?

Investimentos

O que é Ledger?

Já ouviu a expressão ledger no mercado e não conseguiu entender sobre o que se tratava? Entenda alguns termos importantes para evitar problemas.

Leia mais

Como Interpretar Gráfico de Criptomoedas?

Bitcoin

Como Interpretar Gráfico de Criptomoedas?

Quer fazer movimentos mais assertivos? vamos te explicar tudo sobre interpretação de gráficos de criptomoedas a partir de agora!

Leia mais