O que é o Indicador RSI? Investir melhor com Relative Strength Index

O que é o Indicador RSI? Investir melhor com Relative Strength Index

Índice

Conhecer o indicador RSI pode te auxiliar a obter ganhos através da previsão de oscilações que podem ocorrer no curto prazo.

Dessa forma, o modelo considera alguns fatores para analisar o mercado financeiro e definir o que pode desencadear oscilação de preço.

Viabilizando que o investidor use o indicador RSI para pautar suas decisões. Portanto, é um indicador que todo investidor deveria conhecer.

Entenda o que é o indicador RSI

Antes de mais nada, é importante entender o que é o indicador RSI, para que possa usá-lo em sua tomada de decisões.

O Relative Strength Index é um indicador que foi idealizado para rastrear a tendência de preços de um determinado ativo.

Em português o índice também é conhecido como Índice de Força Relativa (IFR). O indicador costuma ser usado por analistas técnicos para interpretar a força de um ativo.

Seu uso possibilita avaliar dois aspectos principais: sobrevendas e sobrecompras dos ativos financeiros.

Em geral, os analistas usam o indicador em conjunto com outro de força ou volume, para que possa ter uma análise mais completa sobre o ativo avaliado.

A escala usada para definir o RSI vai de 0 a 100. Qualquer ativo acima de 70 pontos está marcado como sobrecompra. E sobrevenda são os abaixo de 30 pontos na escala.

Tais regiões da escala são sinais de movimentos para corrigir ou reverter a tendência analisada. Como ocorre com o chamado pullback. A função do RSI é tentar avaliar:

Como é o cálculo do RSI?

A fórmula do RSI é simples, seguindo os seguintes dados:

No cálculo, é importante ter o valor de RS, que é calculado pela fórmula:

O cálculo do RSI é de extrema importância para medir a dinâmica do ativo, tentando prever os períodos de maiores ganhos e prejuízos.

Atualmente, o RSI é um dos indicadores mais estudados pelos investidores e adeptos da estratégia de trading. Uma vez que, o método é eficiente para auxiliar a prever os movimentos do mercado.

Possibilitando que seja possível ter maior assertividade em suas decisões. Para que possa acumular bons resultados em suas operações diárias.

Como usar o indicador no dia a dia?

O indicador RSI funciona para obter um comparativo entre eventuais ganhos e perdas que um ativo apresenta no período analisado.

Para compreender a dinâmica do indicador é preciso analisar que entre 0 e 100, existem diferentes faixas de valores que precisam ser conhecidas, confira como funciona:

Aproveite todos os indicadores para tomar as melhores ações diante de seus ativos, possibilitando boa margem de ganho graças ao uso correto de indicadores disponíveis.

Explorar mais

Entenda como declarar bitcoin no Imposto de Renda

Bitcoin

Entenda como declarar bitcoin no Imposto de Renda

Investe em Bitcoin e não sabe como declarar Bitcoin no Imposto de Renda? Aprender como declarar é importante para evitar cair na malha fina.

Leia mais

O que é blockchain?

Segurança

O que é blockchain?

Já ouviu falar sobre a tecnologia blockchain? O termo ficou muito conhecido por causa da moeda virtual Bitcoin.

Leia mais

Plantando sementes digitais a importância de ensinar as crianças sobre investimento em criptomoedas

Investimentos

Plantando sementes digitais a importância de ensinar as crianças sobre investimento em criptomoedas

Saiba por que é importante ensinar às crianças sobre o mundo dos investimentos em criptomoedas. Descubra dicas e recursos educativos para ajudar as crianças a compreender e se preparar para o futuro digital.

Leia mais