O que procura?

Categorias

Investimentos

Ícone abrir

Bitcoin

Ícone abrir

Segurança

Ícone abrir

O que é o Indicador RSI? Investir melhor com Relative Strength Index

O que é o Indicador RSI? Investir melhor com Relative Strength Index

Conhecer o indicador RSI pode te auxiliar a obter ganhos através da previsão de oscilações que podem ocorrer no curto prazo.

Dessa forma, o modelo considera alguns fatores para analisar o mercado financeiro e definir o que pode desencadear oscilação de preço.

Viabilizando que o investidor use o indicador RSI para pautar suas decisões. Portanto, é um indicador que todo investidor deveria conhecer.

Entenda o que é o indicador RSI

Antes de mais nada, é importante entender o que é o indicador RSI, para que possa usá-lo em sua tomada de decisões.

O Relative Strength Index é um indicador que foi idealizado para rastrear a tendência de preços de um determinado ativo.

Em português o índice também é conhecido como Índice de Força Relativa (IFR). O indicador costuma ser usado por analistas técnicos para interpretar a força de um ativo.

Seu uso possibilita avaliar dois aspectos principais: sobrevendas e sobrecompras dos ativos financeiros.

Em geral, os analistas usam o indicador em conjunto com outro de força ou volume, para que possa ter uma análise mais completa sobre o ativo avaliado.

A escala usada para definir o RSI vai de 0 a 100. Qualquer ativo acima de 70 pontos está marcado como sobrecompra. E sobrevenda são os abaixo de 30 pontos na escala.

Tais regiões da escala são sinais de movimentos para corrigir ou reverter a tendência analisada. Como ocorre com o chamado pullback. A função do RSI é tentar avaliar:

Como é o cálculo do RSI?

A fórmula do RSI é simples, seguindo os seguintes dados:

No cálculo, é importante ter o valor de RS, que é calculado pela fórmula:

O cálculo do RSI é de extrema importância para medir a dinâmica do ativo, tentando prever os períodos de maiores ganhos e prejuízos.

Atualmente, o RSI é um dos indicadores mais estudados pelos investidores e adeptos da estratégia de trading. Uma vez que, o método é eficiente para auxiliar a prever os movimentos do mercado.

Possibilitando que seja possível ter maior assertividade em suas decisões. Para que possa acumular bons resultados em suas operações diárias.

Como usar o indicador no dia a dia?

O indicador RSI funciona para obter um comparativo entre eventuais ganhos e perdas que um ativo apresenta no período analisado.

Para compreender a dinâmica do indicador é preciso analisar que entre 0 e 100, existem diferentes faixas de valores que precisam ser conhecidas, confira como funciona:

Aproveite todos os indicadores para tomar as melhores ações diante de seus ativos, possibilitando boa margem de ganho graças ao uso correto de indicadores disponíveis.

Explorar mais

Como me cadastrar na Bitnuvem?

Investimentos

Como me cadastrar na Bitnuvem?

Se cadastrar na Bitnuvem é o primeiro passo para começar a investir em Bitcoins no Brasil com total segurança.

Leia mais

Bilionário Tim Draper idealiza cenários que podem levar o Bitcoin a US$ 250 mil

Bitcoin

Bilionário Tim Draper idealiza cenários que podem levar o Bitcoin a US$ 250 mil

O bilionário Tim Draper é um daqueles homens de negócios que chamam a atenção de investidores no mundo inteiro.

Leia mais

Quais os riscos do bitcoin?

Segurança

Quais os riscos do bitcoin?

Está pensando em investir, mas deseja conhecer quais os riscos do Bitcoin? Essa é uma conduta a ser adotada por todo investidor iniciante

Leia mais