O que é o Ethereum 2.0 e o que mudará na rede?

O que é o Ethereum 2.0 e o que mudará na rede?

Ethereum 2.0 é uma atualização que será feita na blockchain Ethereum. Essa atualização também vem sendo chamada por outros nomes, como Serenity ou Eth2.

Com o objetivo de melhorar a eficiência, velocidade e escalabilidade da rede, a Ethereum 2.0 vem causando burburinho.

Será que a atualização será boa para todos os usuários da criptomoeda? Nós levantamos todos os dados e trouxemos para que você possa avaliar com riqueza de detalhes!

Entenda em detalhes o que é Ethereum 2.0

Buscando mais eficiência nas transações, a atualização da Ethereum 2.0 promete minimizar problemas comuns no processamento de várias transações ao mesmo tempo.

Além disso, a mudança do mecanismo vai diminuir drasticamente a emissão de gás carbônico ocorrida durante as transações. Dessa forma, é possível minimizar os impactos ambientais causados pelas criptomoedas e alcançar um cenário mais favorável para a Ethereum.

A mudança também fez com que o termo Ethereum Foundation se popularizasse na mídia, entretanto, é importante saber que se trata apenas de uma atualização e não a criação de uma nova moeda.

Qual a diferença entre Ethereum e Ethereum 2.0?

A principal diferença entre as versões é o mecanismo de consenso usado para processar as transações.

O mecanismo que antes era o Proof-of-Work (PoW) passará a ser o Proof-of-Stake (PoS). Que processa todas as informações com base nos tokens ETH.

A partir da atualização, os usuários individuais usam staking de suas criptomoedas para que possam se tornar validadores das transações. Esse processo garante que a rede está processando as transações da forma correta.

Essa é a grande mudança que altera o funcionamento de forma relevante, para que possa ter maior eficiência no processo.

Quais são as desvantagens da Ethereum 2.0?

Obviamente uma mudança tão significativa ocasiona vantagens e desvantagens. A centralização é uma desvantagem, assim como, o prejuízo para os mineradores que deixam de ser necessários na rede, perdendo sua fonte de renda.

Outra forte crítica ao novo modelo é que existe a possibilidade de ocorrerem bugs ao longo das transações. Mas é preciso esperar como o funcionamento ocorrerá para que se saiba se de fato são desvantagens consistentes que se apresentam ao longo do uso da plataforma.

Quais são as vantagens da Ethereum 2.0?

Por outro lado, a mudança pode trazer inúmeras vantagens para a Ethereum 2.0 como a escalabilidade. Uma vez que, atualmente só são suportadas 30 transações por segundo e com a atualização é possível alcançar 100 mil transações por segundo.

As taxas de operações também ficam menores e a eficiência energética muito maior, reduzindo o impacto ambiental que era causado pela mineração do ativo.

Com o potencial aumento no número de transações, é natural que ocorra um processo de valorização do ativo. Mas somente o tempo poderá revelar se esses benefícios vão se concretizar.

Quando a Ethereum 2.0 vai acontecer?

A atualização se dá em 3 fases, sendo que duas já foram executadas e a última será concluída em 2023.

Portanto, a novidade trará seus principais impactos em 2023, quando o ativo tende a se valorizar por causa das mudanças.

Vale a pena acompanhar para identificar quais são os impactos da atualização e como isso pode beneficiar os seus investimentos.

Explorar mais

Como Investir em Bitcoin no Brasil

Investimentos

Como Investir em Bitcoin no Brasil

Você sabe como investir em Bitcoin no Brasil? É possível comprar a criptomoeda com segurança e manter uma carteira digital para este investimento.

Leia mais

Quem define o preço do Bitcoin?

Bitcoin

Quem define o preço do Bitcoin?

Hoje vamos te explicar tudo sobre a definição de preço do Bitcoin, para que seu investimento seja feito no momento que considerar mais adequado.

Leia mais

Entenda o Conceito de Trading no Mercado de Criptomoedas

Investimentos

Entenda o Conceito de Trading no Mercado de Criptomoedas

Guia completo sobre trading de criptomoedas, aprenda a maximizar seus ganhos no mercado digital com a Bitnuvem.

Leia mais