Ethereum 2.0 é uma atualização que será feita na blockchain Ethereum. Essa atualização também vem sendo chamada por outros nomes, como Serenity ou Eth2.
Com o objetivo de melhorar a eficiência, velocidade e escalabilidade da rede, a Ethereum 2.0 vem causando burburinho.
Será que a atualização será boa para todos os usuários da criptomoeda? Nós levantamos todos os dados e trouxemos para que você possa avaliar com riqueza de detalhes!
Buscando mais eficiência nas transações, a atualização da Ethereum 2.0 promete minimizar problemas comuns no processamento de várias transações ao mesmo tempo.
Além disso, a mudança do mecanismo vai diminuir drasticamente a emissão de gás carbônico ocorrida durante as transações. Dessa forma, é possível minimizar os impactos ambientais causados pelas criptomoedas e alcançar um cenário mais favorável para a Ethereum.
A mudança também fez com que o termo Ethereum Foundation se popularizasse na mídia, entretanto, é importante saber que se trata apenas de uma atualização e não a criação de uma nova moeda.
A principal diferença entre as versões é o mecanismo de consenso usado para processar as transações.
O mecanismo que antes era o Proof-of-Work (PoW) passará a ser o Proof-of-Stake (PoS). Que processa todas as informações com base nos tokens ETH.
A partir da atualização, os usuários individuais usam staking de suas criptomoedas para que possam se tornar validadores das transações. Esse processo garante que a rede está processando as transações da forma correta.
Essa é a grande mudança que altera o funcionamento de forma relevante, para que possa ter maior eficiência no processo.
Obviamente uma mudança tão significativa ocasiona vantagens e desvantagens. A centralização é uma desvantagem, assim como, o prejuízo para os mineradores que deixam de ser necessários na rede, perdendo sua fonte de renda.
Outra forte crítica ao novo modelo é que existe a possibilidade de ocorrerem bugs ao longo das transações. Mas é preciso esperar como o funcionamento ocorrerá para que se saiba se de fato são desvantagens consistentes que se apresentam ao longo do uso da plataforma.
Por outro lado, a mudança pode trazer inúmeras vantagens para a Ethereum 2.0 como a escalabilidade. Uma vez que, atualmente só são suportadas 30 transações por segundo e com a atualização é possível alcançar 100 mil transações por segundo.
As taxas de operações também ficam menores e a eficiência energética muito maior, reduzindo o impacto ambiental que era causado pela mineração do ativo.
Com o potencial aumento no número de transações, é natural que ocorra um processo de valorização do ativo. Mas somente o tempo poderá revelar se esses benefícios vão se concretizar.
A atualização se dá em 3 fases, sendo que duas já foram executadas e a última será concluída em 2023.
Portanto, a novidade trará seus principais impactos em 2023, quando o ativo tende a se valorizar por causa das mudanças.
Vale a pena acompanhar para identificar quais são os impactos da atualização e como isso pode beneficiar os seus investimentos.
Explorar mais
Bitcoin
A tecnologia NFT está cada vez mais comum na rotina das pessoas, mas que tal entender como essa ideia surgiu?
Leia mais
Segurança
O que acontece quando bitcoins são perdidos? Estima-se que 20% dos Bitcoins já minerados estão em carteiras ou locais inacessíveis.
Leia mais
Bitcoin
Criptomoedas oferecem uma alternativa ao sistema financeiro em países com alta inflação e conflitos políticos.
Leia mais