O que procura?

Categorias

Investimentos

Ícone abrir

Bitcoin

Ícone abrir

Segurança

Ícone abrir

O que é o Ethereum 2.0 e o que mudará na rede?

O que é o Ethereum 2.0 e o que mudará na rede?

Ethereum 2.0 é uma atualização que será feita na blockchain Ethereum. Essa atualização também vem sendo chamada por outros nomes, como Serenity ou Eth2.

Com o objetivo de melhorar a eficiência, velocidade e escalabilidade da rede, a Ethereum 2.0 vem causando burburinho.

Será que a atualização será boa para todos os usuários da criptomoeda? Nós levantamos todos os dados e trouxemos para que você possa avaliar com riqueza de detalhes!

Entenda em detalhes o que é Ethereum 2.0

Buscando mais eficiência nas transações, a atualização da Ethereum 2.0 promete minimizar problemas comuns no processamento de várias transações ao mesmo tempo.

Além disso, a mudança do mecanismo vai diminuir drasticamente a emissão de gás carbônico ocorrida durante as transações. Dessa forma, é possível minimizar os impactos ambientais causados pelas criptomoedas e alcançar um cenário mais favorável para a Ethereum.

A mudança também fez com que o termo Ethereum Foundation se popularizasse na mídia, entretanto, é importante saber que se trata apenas de uma atualização e não a criação de uma nova moeda.

Qual a diferença entre Ethereum e Ethereum 2.0?

A principal diferença entre as versões é o mecanismo de consenso usado para processar as transações.

O mecanismo que antes era o Proof-of-Work (PoW) passará a ser o Proof-of-Stake (PoS). Que processa todas as informações com base nos tokens ETH.

A partir da atualização, os usuários individuais usam staking de suas criptomoedas para que possam se tornar validadores das transações. Esse processo garante que a rede está processando as transações da forma correta.

Essa é a grande mudança que altera o funcionamento de forma relevante, para que possa ter maior eficiência no processo.

Quais são as desvantagens da Ethereum 2.0?

Obviamente uma mudança tão significativa ocasiona vantagens e desvantagens. A centralização é uma desvantagem, assim como, o prejuízo para os mineradores que deixam de ser necessários na rede, perdendo sua fonte de renda.

Outra forte crítica ao novo modelo é que existe a possibilidade de ocorrerem bugs ao longo das transações. Mas é preciso esperar como o funcionamento ocorrerá para que se saiba se de fato são desvantagens consistentes que se apresentam ao longo do uso da plataforma.

Quais são as vantagens da Ethereum 2.0?

Por outro lado, a mudança pode trazer inúmeras vantagens para a Ethereum 2.0 como a escalabilidade. Uma vez que, atualmente só são suportadas 30 transações por segundo e com a atualização é possível alcançar 100 mil transações por segundo.

As taxas de operações também ficam menores e a eficiência energética muito maior, reduzindo o impacto ambiental que era causado pela mineração do ativo.

Com o potencial aumento no número de transações, é natural que ocorra um processo de valorização do ativo. Mas somente o tempo poderá revelar se esses benefícios vão se concretizar.

Quando a Ethereum 2.0 vai acontecer?

A atualização se dá em 3 fases, sendo que duas já foram executadas e a última será concluída em 2023.

Portanto, a novidade trará seus principais impactos em 2023, quando o ativo tende a se valorizar por causa das mudanças.

Vale a pena acompanhar para identificar quais são os impactos da atualização e como isso pode beneficiar os seus investimentos.

Explorar mais

Como vender meus Bitcoins?

Investimentos

Como vender meus Bitcoins?

Adquiriu Bitcoins e está buscando realizar a venda com praticidade? Na Bitnuvem o processo de venda é bastante simples, depende apenas de alguns cliques!

Leia mais

The Merge: tudo sobre a atualização da rede Ethereum

Investimentos

The Merge: tudo sobre a atualização da rede Ethereum

Nós vamos te explicar todos os detalhes sobre The Merge e como esse processo pode impactar as suas transações, confira a seguir.

Leia mais

Quantos Bitcoins Existem e Quantos Ainda Podem Ser Minerados?

Bitcoin

Quantos Bitcoins Existem e Quantos Ainda Podem Ser Minerados?

Uma das características mais marcantes do Bitcoin é que a criptomoeda é limitada. Isso significa que não existe emissão contínua.

Leia mais