Robô trader: o que é, como funciona e quais cuidados tomar

Robô trader: o que é, como funciona e quais cuidados tomar

Índice

Já ouviu falar sobre o robô trader e as facilidades que ele pode oferecer para investidores? A utilização da tecnologia pode ser uma grande aliada.

No entanto, é preciso ter atenção e cuidado para realmente conseguir tirar o melhor proveito do robô trader. Que é uma tecnologia recente e que precisa ser bem configurada para que funcione como o esperado pelo investidor.

O que é o robô trader?

O robô trader é na verdade uma tecnologia, que te auxilia a ampliar sua capacidade de negociar ativos. De forma que, seja possível automatizar a compra e venda de ações, bitcoins ou outros investimentos que deseja fazer.

De modo que, o sistema te ajude a aumentar seu volume de transações assertivas. Evitando que seja necessário ter uma dedicação significativa de tempo para suas operações de trader.

Programando o robô é possível automatizar a compra e venda, usando as estratégias que você mesmo determinou.

Para que tudo funcione conforme o esperado, é preciso programar o momento certo de comprar e vender, delimitando o limite aceitável de perda (stop) e sua meta de lucro.

Diante da programação o robô comprará ou venderá os ativos disponíveis para negociação. A tecnologia vem se mostrando eficiente e cada vez mais usada entre os investidores.

Existem diferentes tipos de robôs trader

É importante destacar que, atualmente existem diferentes tipos de robôs traders de acordo com o tipo de ativo que deseja negociar.

Robô trader de ações

Um dos mais conhecidos e usados no mercado, o robô trader é usado por quem já tem experiência na bolsa de valores e usa a automação para otimizar os processos de investimento.

O uso do robô só é indicado para quem já possui estratégia definida na negociação de ações. Usando o robô fica mais fácil de acompanhar o pregão e aproveitar todas as oportunidades sem precisar ficar todo o pregão colado em seu computador.

Robô trader para criptomoedas

O robô trader especializado em criptomoedas negocia Bitcoins e outras moedas digitais. Para tal, o robô usa como base o histórico da criptomoeda que irá negociar.

De acordo com a média móvel exponencial o robô fará a compra e venda, tendo capacidade de fazer transações com grande precisão em ritmo 24/7.

Ou seja, até mesmo quando o investidor está dormindo se o robô está programado para negociar, será possível fazer boas escolhas.

Robô advisor

O terceiro tipo de robô mais utilizado por investidores é um software que funciona como um consultor.

Ele faz o cálculo para ajudar na alocação dos ativos, monitorando resgates, operações e risco tolerado de acordo com os objetivos de rendimento a ser alcançado.

Em resumo, o robô advisor funciona como um gestor da carteira de investimentos, que ajuda na tomada de decisão baseada na estratégia pré-definida pelo investidor.

Cuidados com o robô trader

Para que o robô trader seja exatamente o que o investidor espera, ou seja, um grande auxílio para que tenha mais horas livres e boa performance, é necessário focar na programação.

Um robô trader não irá funcionar conforme o esperado sem uma boa programação. Portanto, o investidor precisa ter uma estratégia muito bem definida para usar a tecnologia com assertividade.

Com a estratégia correta, o robô irá operar em velocidade humanamente impossível de acompanhar.

Por isso mesmo, é tão importante que a estratégia seja testada e comprovada. Para evitar que a velocidade do robô em fazer transações cause um prejuízo gigantesco.

O mais recomendado é fazer testes antes de colocar seu dinheiro em operação com o robô trader.

Além disso, é necessário monitorar de perto, para que tenha certeza de que a estratégia está funcionando e possa fazer os ajustes necessários de acordo com a volatilidade do mercado.

Acompanhamento do robô: o segredo do sucesso

Os robôs traders atualmente permitem que o usuário faça testes. Como o caso do robô que negocia ações que irá operar no pregão com dinheiro virtual durante o teste.

De modo que, o usuário possa compreender a dinâmica de funcionamento do robô em tempo real.

Além disso, após configurar o robô e começar a utilizar com seu próprio dinheiro, é preciso acompanhar a performance do sistema.

Sempre fazendo os ajustes que são necessários para que as operações transcorram gerando lucro para sua carteira de ativos. O acompanhamento permitirá evitar eventuais erros.

Explorar mais

Quanto vou ganhar investindo em Bitcoin?

Investimentos

Quanto vou ganhar investindo em Bitcoin?

Já se perguntou quanto você vai ganhar investindo em Bitcoin? Essa é uma dúvida comum de investidores que nunca compraram a criptomoeda.

Leia mais

MetaMask: o que é e para que serve?

Bitcoin

MetaMask: o que é e para que serve?

Já ouviu falar sobre o MetaMask e seus benefícios?

Leia mais

Onde comprar Bitcoin com Segurança no Brasil?

Segurança

Onde comprar Bitcoin com Segurança no Brasil?

Está buscando comprar Bitcoin com segurança no Brasil para diversificar seus investimentos?

Leia mais