Robô trader: o que é, como funciona e quais cuidados tomar

Robô trader: o que é, como funciona e quais cuidados tomar

Já ouviu falar sobre o robô trader e as facilidades que ele pode oferecer para investidores? A utilização da tecnologia pode ser uma grande aliada.

No entanto, é preciso ter atenção e cuidado para realmente conseguir tirar o melhor proveito do robô trader. Que é uma tecnologia recente e que precisa ser bem configurada para que funcione como o esperado pelo investidor.

O que é o robô trader?

O robô trader é na verdade uma tecnologia, que te auxilia a ampliar sua capacidade de negociar ativos. De forma que, seja possível automatizar a compra e venda de ações, bitcoins ou outros investimentos que deseja fazer.

De modo que, o sistema te ajude a aumentar seu volume de transações assertivas. Evitando que seja necessário ter uma dedicação significativa de tempo para suas operações de trader.

Programando o robô é possível automatizar a compra e venda, usando as estratégias que você mesmo determinou.

Para que tudo funcione conforme o esperado, é preciso programar o momento certo de comprar e vender, delimitando o limite aceitável de perda (stop) e sua meta de lucro.

Diante da programação o robô comprará ou venderá os ativos disponíveis para negociação. A tecnologia vem se mostrando eficiente e cada vez mais usada entre os investidores.

Existem diferentes tipos de robôs trader

É importante destacar que, atualmente existem diferentes tipos de robôs traders de acordo com o tipo de ativo que deseja negociar.

Robô trader de ações

Um dos mais conhecidos e usados no mercado, o robô trader é usado por quem já tem experiência na bolsa de valores e usa a automação para otimizar os processos de investimento.

O uso do robô só é indicado para quem já possui estratégia definida na negociação de ações. Usando o robô fica mais fácil de acompanhar o pregão e aproveitar todas as oportunidades sem precisar ficar todo o pregão colado em seu computador.

Robô trader para criptomoedas

O robô trader especializado em criptomoedas negocia Bitcoins e outras moedas digitais. Para tal, o robô usa como base o histórico da criptomoeda que irá negociar.

De acordo com a média móvel exponencial o robô fará a compra e venda, tendo capacidade de fazer transações com grande precisão em ritmo 24/7.

Ou seja, até mesmo quando o investidor está dormindo se o robô está programado para negociar, será possível fazer boas escolhas.

Robô advisor

O terceiro tipo de robô mais utilizado por investidores é um software que funciona como um consultor.

Ele faz o cálculo para ajudar na alocação dos ativos, monitorando resgates, operações e risco tolerado de acordo com os objetivos de rendimento a ser alcançado.

Em resumo, o robô advisor funciona como um gestor da carteira de investimentos, que ajuda na tomada de decisão baseada na estratégia pré-definida pelo investidor.

Cuidados com o robô trader

Para que o robô trader seja exatamente o que o investidor espera, ou seja, um grande auxílio para que tenha mais horas livres e boa performance, é necessário focar na programação.

Um robô trader não irá funcionar conforme o esperado sem uma boa programação. Portanto, o investidor precisa ter uma estratégia muito bem definida para usar a tecnologia com assertividade.

Com a estratégia correta, o robô irá operar em velocidade humanamente impossível de acompanhar.

Por isso mesmo, é tão importante que a estratégia seja testada e comprovada. Para evitar que a velocidade do robô em fazer transações cause um prejuízo gigantesco.

O mais recomendado é fazer testes antes de colocar seu dinheiro em operação com o robô trader.

Além disso, é necessário monitorar de perto, para que tenha certeza de que a estratégia está funcionando e possa fazer os ajustes necessários de acordo com a volatilidade do mercado.

Acompanhamento do robô: o segredo do sucesso

Os robôs traders atualmente permitem que o usuário faça testes. Como o caso do robô que negocia ações que irá operar no pregão com dinheiro virtual durante o teste.

De modo que, o usuário possa compreender a dinâmica de funcionamento do robô em tempo real.

Além disso, após configurar o robô e começar a utilizar com seu próprio dinheiro, é preciso acompanhar a performance do sistema.

Sempre fazendo os ajustes que são necessários para que as operações transcorram gerando lucro para sua carteira de ativos. O acompanhamento permitirá evitar eventuais erros.