Vale a pena minerar Bitcoin?

Vale a pena minerar Bitcoin?

Com a valorização das criptomoedas, a dúvida se vale a pena minerar Bitcoin se tornou ainda mais forte na rotina daqueles que buscam enriquecer com esse tipo de ativo.

Quem se pergunta se vale a pena minerar Bitcoin nos dias de hoje, precisa entender alguns critérios antes de iniciar essa atividade.

Justamente para que seja possível ganhar dinheiro com a mineração de Bitcoin ou simplesmente dedicar seu tempo e esforços para outras atividades. Confira uma análise sobre o tema!

A mineração de Bitcoin se profissionalizou ao longo dos anos

O primeiro fato a ser considerado, é que ao longo dos últimos anos, minerar Bitcoin tornou- se uma atividade muito mais profissional que no início dessa atividade.

O que ocorre é que, quando o Bitcoin era uma criptomoeda iniciante, a mineração era algo mais amador. As pessoas interessadas deixavam seus computadores comuns minerando Bitcoin, usando a capacidade de hardware para obter frações de Bitcoins.

No entanto, com a valorização da criptomoeda, esse cenário se modificou. Atualmente, existem fazendas de Bitcoins, em locais onde a energia elétrica custa pouco.

Dessa forma, os profissionais de mineração adquirem os melhores hardwares possíveis, para que essas máquinas minerem Bitcoins todos os dias da semana por 24 horas ao dia.

Vale a pena minerar Bitcoins no Brasil?

Atualmente, não vale a pena minerar Bitcoins no Brasil por uma série de fatores. O primeiro deles é que, para obter um Bitcoin será preciso ter mais de um computador ligado 24 horas por dia todos os dias da semana.

Portanto, haverá um consumo de energia elétrica gerando uma conta mensal a ser paga. Além disso, os equipamentos que são usados para minerar Bitcoins, são computadores com hardware que custam em média 10 a 15 mil dólares por computador.

Por si só, o custo de adquirir um desses equipamentos ocasiona a exclusão da possibilidade de minerar Bitcoin em casa.

Afinal, é um grande investimento para montar uma estrutura que irá minerar Bitcoins todos os dias.

Além de olhar para o investimento necessário, é importante entender que com o mercado de mineração competitivo atual, é impossível minerar 1 bloco sozinho, o que diminui a lucratividade.

Portanto, resumidamente, não é interessante trabalhar com a mineração de Bitcoins no momento, caso não exista a capacidade de investir nisso.

A ideia é interessante para quem tem computadores sofisticados e acesso ao uso de energia elétrica com preço competitivo.

Vale a pena se especializar em mineração de Bitcoin?

Quem tem acesso a energia elétrica de baixo custo, poderá minerar Bitcoin utilizando vários computadores ao mesmo tempo.

Esse tipo de trabalho profissional na mineração é conhecido atualmente como fazendas de Bitcoins. Sendo um modelo que funciona em alguns países para pessoas que estão dispostas a comprar computadores para a atividade.

Nesse caso, é útil calcular os investimentos antes de iniciar a atividade. Justamente para que seja um negócio rentável e que valerá a pena no curto e longo prazo.

Tendo em vista que, Bitcoins estão em valorização e o mercado de mineração está cada vez mais profissional e disputado.