O Banco Bogotá, que é o mais antigo da Colômbia iniciou testes para que seus clientes possam receber pagamentos usando moedas digitais.
Dessa forma, a empresa não perderá relevância no mercado e seus clientes que optam pelo uso de criptomoedas passam a usufruir de maiores facilidades em suas transações.
Lançado em 2012, a primeira parte do projeto piloto ocorreu em março e foi desenvolvida com plataformas de negociação Buda e Bitso, bem como, envolveu a Superintendência Financeira, que é uma autoridade de regulamentação do país.
A parceria inovadora, possibilitou criar uma forma de utilizar criptomoedas por meio dos bancos tradicionais, desburocratizando a rotina dos clientes. Quer entender mais sobre essa parceria? Confira a seguir como se deu o processo na Colômbia.
Os testes se iniciaram de forma “simples”, possibilitando que um grupo de investidores fizessem depósito e saque de criptomoedas por meio do aplicativo oficial do banco, seja no celular ou no software para computadores.
O aplicativo passou a permitir uma negociação rápida entre as criptomoedas e a moeda local, que é o peso colombiano.
O processamento das transações de criptomoedas era feito pelas empresas parceiras do projeto. O projeto foi um sucesso total, permitindo que as transações fossem feitas com agilidade e pleno funcionamento.
O próximo passo do banco é tentar a funcionalidade do cartão de crédito e do aplicativo, para que o investidor possa gastar as criptomoedas em diferentes transações.
Portanto, isso significa que os investidores envolvidos nos testes poderão fazer pagamentos em pesos colombianos quando na verdade estão usando o saldo disponível em criptomoedas.
Além disso, o investidor poderá receber pagamento em pesos já convertido para criptomoedas caso opte por isso, as corretoras farão todo o trabalho.
Na prática tudo ainda está em estudo. No entanto, os dados obtidos a partir desses estudos visam justamente que o Congresso Colombiano tenha base de dados úteis para definir a utilização de criptomoedas como moeda ativa circulante.
Ou seja, se tudo funcionar conforme o que é esperado, o objetivo é que as moedas digitais possam ser utilizadas no dia a dia, fazendo com que os investidores decidam se querem pagar em pesos ou criptomoedas.
Facilitando a forma de pagamento em diferentes comércios e a utilização de seus investimentos. O que possibilita, inclusive, que mais pessoas se interessem por esse tipo de investimento.
Afinal, se todo o processo é mais fácil e prático, a tendência é que as pessoas percam o medo de investir em diferentes criptomoedas sabendo que podem fazer o uso conforme houver necessidade.
Esse é um passo muito importante para o mercado de criptomoedas, podendo gerar como reação uma valorização considerável caso ocorra a aprovação desejada para o uso dos ativos como moeda circulante.
Ainda é um projeto em andamento, mas é interessante que todos os investidores de criptomoedas fiquem atentos ao cenário, afinal, se houver valorização dos ativos todos aqueles que compraram criptomoedas são beneficiados.
Explorar mais
Segurança
Está buscando comprar Bitcoin com segurança no Brasil para diversificar seus investimentos?
Leia mais
Investimentos
o Brasil se posiciona na vanguarda com a introdução do Real Digital.
Leia mais
Segurança
Está pensando em investir, mas deseja conhecer quais os riscos do Bitcoin? Essa é uma conduta a ser adotada por todo investidor iniciante
Leia mais