Entenda o que é Cold Wallet e quais são as vantagens

Entenda o que é Cold Wallet e quais são as vantagens

Já ouviu falar sobre a opção de utilizar Cold Wallet para seus Bitcoins? Utilizar esse tipo de carteira para seu investimento pode trazer uma série de benefícios.

No entanto, é fundamental analisar alguns fatores para que seja possível perceber se cold wallet é mesmo a melhor opção de acordo com o seu perfil de investimento.

Afinal, respeitar suas preferências e seu estilo auxilia justamente para ter resultados expressivos a partir da sua tomada de decisão.

Nós vamos te explicar detalhadamente o que é cold wallet, seus benefícios e como utilizá-lo no cotidiano de investimentos para que identifique se é a melhor opção para a sua rotina.

O que é Cold Wallet e como funciona?

Cold Wallet também é conhecido como paper wallet, sendo uma carteira para armazenar criptomoedas em meio offline.

Dessa forma, é possível proteger seus ativos dos riscos de roubos virtuais. Dessa forma, a carteira oferece maior segurança em relação aos furtos.

No entanto, existe o contraponto do risco de perder a carteira offline, que geralmente é um USB armazenado em local seguro.

É importante lembrar que, a cold wallet não impossibilita o usuário de usar a internet para fazer movimentações. Na realidade, o objetivo é manter o ativo guardado em dispositivo seguro que possa ser utilizado para movimentar e comercializar as moedas.

De modo que, seja possível minimizar os riscos em relação aos ataques cibernéticos e melhorar a segurança de seus ativos.

No entanto, a utilização de cold wallet acaba aumentando a burocracia para movimentar o ativo. O que faz com que seja necessário refletir sobre o modelo.

Além disso, é importante ter certeza de que será capaz de guardar sua carteira offline em segurança.

Quais são as vantagens da utilização de cold wallet?

A principal vantagem se dá em relação à segurança, em especial quando o investidor tem como principal objetivo manter o investimento por um longo prazo.

Quem deseja fazer investimentos mensais adquirindo ou movimentando as criptomoedas com frequência tende a não ter muitos benefícios usando cold wallet, por se tornar um processo mais burocrático.

No entanto, aqueles que fazem investimentos esporádicos e que desejam manter o ativo em sua posse por período prolongado de tempo, podem se beneficiar significativamente do aumento na segurança.

É muito comum que investidores utilizem cold wallet para uma parte de seus investimentos e hot wallet, que é conectada à internet, para outra fração de seu investimento.

Dessa forma, conseguem atrelar praticidade de movimentação e segurança, usando os dois modelos de acordo com suas necessidades pessoais.

Nesses casos, ficam nas hot wallets os ativos em menor quantidade. Com o objetivo de se proteger caso exista alguma invasão hacker. Minimizando assim algum eventual prejuízo trazido pelo furto virtual.

Afinal, minimizar riscos é sempre a conduta que todo investidor busca manter. E nesse caso, a minimização é de risco de furto de seus investimentos. O que faz com que valha a pena utilizar cold wallets para manter seus ativos seguros no médio e longo prazo.