Entenda o que é Cold Wallet e quais são as vantagens

Entenda o que é Cold Wallet e quais são as vantagens

Já ouviu falar sobre a opção de utilizar Cold Wallet para seus Bitcoins? Utilizar esse tipo de carteira para seu investimento pode trazer uma série de benefícios.

No entanto, é fundamental analisar alguns fatores para que seja possível perceber se cold wallet é mesmo a melhor opção de acordo com o seu perfil de investimento.

Afinal, respeitar suas preferências e seu estilo auxilia justamente para ter resultados expressivos a partir da sua tomada de decisão.

Nós vamos te explicar detalhadamente o que é cold wallet, seus benefícios e como utilizá-lo no cotidiano de investimentos para que identifique se é a melhor opção para a sua rotina.

O que é Cold Wallet e como funciona?

Cold Wallet também é conhecido como paper wallet, sendo uma carteira para armazenar criptomoedas em meio offline.

Dessa forma, é possível proteger seus ativos dos riscos de roubos virtuais. Dessa forma, a carteira oferece maior segurança em relação aos furtos.

No entanto, existe o contraponto do risco de perder a carteira offline, que geralmente é um USB armazenado em local seguro.

É importante lembrar que, a cold wallet não impossibilita o usuário de usar a internet para fazer movimentações. Na realidade, o objetivo é manter o ativo guardado em dispositivo seguro que possa ser utilizado para movimentar e comercializar as moedas.

De modo que, seja possível minimizar os riscos em relação aos ataques cibernéticos e melhorar a segurança de seus ativos.

No entanto, a utilização de cold wallet acaba aumentando a burocracia para movimentar o ativo. O que faz com que seja necessário refletir sobre o modelo.

Além disso, é importante ter certeza de que será capaz de guardar sua carteira offline em segurança.

Quais são as vantagens da utilização de cold wallet?

A principal vantagem se dá em relação à segurança, em especial quando o investidor tem como principal objetivo manter o investimento por um longo prazo.

Quem deseja fazer investimentos mensais adquirindo ou movimentando as criptomoedas com frequência tende a não ter muitos benefícios usando cold wallet, por se tornar um processo mais burocrático.

No entanto, aqueles que fazem investimentos esporádicos e que desejam manter o ativo em sua posse por período prolongado de tempo, podem se beneficiar significativamente do aumento na segurança.

É muito comum que investidores utilizem cold wallet para uma parte de seus investimentos e hot wallet, que é conectada à internet, para outra fração de seu investimento.

Dessa forma, conseguem atrelar praticidade de movimentação e segurança, usando os dois modelos de acordo com suas necessidades pessoais.

Nesses casos, ficam nas hot wallets os ativos em menor quantidade. Com o objetivo de se proteger caso exista alguma invasão hacker. Minimizando assim algum eventual prejuízo trazido pelo furto virtual.

Afinal, minimizar riscos é sempre a conduta que todo investidor busca manter. E nesse caso, a minimização é de risco de furto de seus investimentos. O que faz com que valha a pena utilizar cold wallets para manter seus ativos seguros no médio e longo prazo.

Explorar mais

Guia Definitivo para o Investidor em Bitcoin: Estratégias e Segurança

Investimentos

Guia Definitivo para o Investidor em Bitcoin: Estratégias e Segurança

Aprenda estratégias eficazes de investimento em Bitcoin e práticas de segurança essenciais para navegar com confiança no mercado de criptomoedas.

Leia mais

Investir em Ethereum ou Bitcoin: qual é a melhor opção?

Investimentos

Investir em Ethereum ou Bitcoin: qual é a melhor opção?

Está em dúvida entre investir em Ethereum ou Bitcoin? É perfeitamente compreensível ter essa dúvida na hora de comprar ativos digitais.

Leia mais

Descubra Seu Perfil de Investidor em Cripto

Investimentos

Descubra Seu Perfil de Investidor em Cripto

Descubra qual perfil de investidor em cripto você é com a Bitnuvem: conservador, moderado ou arrojado. Maximize seus investimentos em criptomoedas.

Leia mais