O que procura?

Categorias

Investimentos

Ícone abrir

Bitcoin

Ícone abrir

Segurança

Ícone abrir

O que é Cross-Chain? Entenda tudo sobre o assunto

O que é Cross-Chain? Entenda tudo sobre o assunto

O termo cross-chain é uma novidade em seu vocabulário? Trata-se de uma tecnologia interessante para o dia a dia de quem investe em criptomoedas.

Se é o seu caso e deseja aprender mais sobre o universo das transações virtuais de cripto ativos, nós vamos te contar com todos os detalhes o que é cross-chain.

Para que você possa conhecer mais sobre essa possibilidade e aproveitá-la de acordo com a sua própria dinâmica de investimentos. Confira tudo a seguir!

Entenda definitivamente o que é cross-chain

O cross-chain é uma tecnologia idealizada para possibilitar a conexão de diferentes blockchains. Mas como isso te beneficia? Simples! Ocorre a comunicação e verificação de dados entre as diferentes blockchains.

A partir disso, é possível realizar a troca direta de tokens, sem a necessidade de contar com uma Exchange intermediando a transação.

Ou seja, o interessado que faz uso da tecnologia consegue fazer toda a transação de forma simples, segura e com menores custos de transação.

O que é importantíssimo para que seja possível negociar com tranquilidade, sem precisar pagar taxas. Obviamente, a tecnologia não desencadeia somente vantagens.

O uso de cross-chain não é algo que é feito em 100% das transações por causa da complexidade do processo de usar a tecnologia para tal.

Entenda mais detalhes sobre o cross-chain

Uma das maneiras de usar o cross-chain, é fazendo o uso de token “envelopado”, isso significa que, você está emitindo um valor de um token encapsulado, dentro de outro token.

Por exemplo, o WBTC é um token Bitcoin envelopado com um contrato inteligente ERC-20 Ethereum.

A partir de então, é possível fazer a transação com eficiência e segurança. Seja para comprar ou vender as criptomoedas que você deseja.

Mesmo que todo o processo seja idealizado para total segurança, assim como todas as transações online existem riscos.

Algumas plataformas de cross-chain famosas já foram vítimas de ataques hackers que causaram um verdadeiro rombo nas finanças.

Quer aproveitar a tecnologia? Existem muitas empresas que atuam com cross-chain como é o caso da Binance.

Vantagens e desvantagens da tecnologia cross-chain

Agora que você já sabe como funciona a tecnologia que também é conhecida como trocas entre cadeias, é útil saber quais são as vantagens e desvantagens de usar o método, confira:

Principais vantagens

Podemos destacar que é uma maneira descentralizada de trocas das moedas, sem precisar depender de uma Exchange para tal.

Além disso, o uso descentralizado ajuda a gerar uma dinâmica maior de uso da moeda. A troca rápida e segura contribui para expandir o uso sem complicações e consequentemente popularizar a moeda digital em uso.

Principais desvantagens

Quem utiliza uma carteira ineficiente na implementação do protocolo cross-chain pode acabar perdendo dinheiro no processo.

O processo de utilização do cross-chain pode ser um tanto quanto complexo para quem está começando no mundo das criptomoedas. Por isso mesmo, não é a forma mais indicada de comprar ou vender quando se trata do uso inicial dos ativos em sua jornada investidora.

Vale mais a pena começar aos poucos com uma carteira digital segura e conforme aprender mais, fazer os primeiros testes usando essa tecnologia.

Aproveite que agora você já sabe mais sobre a segurança do sistema e como usá-lo em suas transações, para ter um bom aproveitamento.

Explorar mais

Investir em Ethereum ou Bitcoin: qual é a melhor opção?

Investimentos

Investir em Ethereum ou Bitcoin: qual é a melhor opção?

Está em dúvida entre investir em Ethereum ou Bitcoin? É perfeitamente compreensível ter essa dúvida na hora de comprar ativos digitais.

Leia mais

O que é autenticação de dois fatores e por que você deve usá-la

Segurança

O que é autenticação de dois fatores e por que você deve usá-la

Autenticação de dois fatores (ou duas etapas, como preferir), entenda como funciona e por que você deve usá-la.

Leia mais

Como o Bitcoin funciona

Bitcoin

Como o Bitcoin funciona

Já ouviu falar em bitcoin? Ou quem sabe em ouro digital? Bitcoins são moedas digitais que existem desde 2008.

Leia mais