O que procura?

Categorias

Investimentos

Ícone abrir

Bitcoin

Ícone abrir

Segurança

Ícone abrir

O que é Cross-Chain? Entenda tudo sobre o assunto

O que é Cross-Chain? Entenda tudo sobre o assunto

O termo cross-chain é uma novidade em seu vocabulário? Trata-se de uma tecnologia interessante para o dia a dia de quem investe em criptomoedas.

Se é o seu caso e deseja aprender mais sobre o universo das transações virtuais de cripto ativos, nós vamos te contar com todos os detalhes o que é cross-chain.

Para que você possa conhecer mais sobre essa possibilidade e aproveitá-la de acordo com a sua própria dinâmica de investimentos. Confira tudo a seguir!

Entenda definitivamente o que é cross-chain

O cross-chain é uma tecnologia idealizada para possibilitar a conexão de diferentes blockchains. Mas como isso te beneficia? Simples! Ocorre a comunicação e verificação de dados entre as diferentes blockchains.

A partir disso, é possível realizar a troca direta de tokens, sem a necessidade de contar com uma Exchange intermediando a transação.

Ou seja, o interessado que faz uso da tecnologia consegue fazer toda a transação de forma simples, segura e com menores custos de transação.

O que é importantíssimo para que seja possível negociar com tranquilidade, sem precisar pagar taxas. Obviamente, a tecnologia não desencadeia somente vantagens.

O uso de cross-chain não é algo que é feito em 100% das transações por causa da complexidade do processo de usar a tecnologia para tal.

Entenda mais detalhes sobre o cross-chain

Uma das maneiras de usar o cross-chain, é fazendo o uso de token “envelopado”, isso significa que, você está emitindo um valor de um token encapsulado, dentro de outro token.

Por exemplo, o WBTC é um token Bitcoin envelopado com um contrato inteligente ERC-20 Ethereum.

A partir de então, é possível fazer a transação com eficiência e segurança. Seja para comprar ou vender as criptomoedas que você deseja.

Mesmo que todo o processo seja idealizado para total segurança, assim como todas as transações online existem riscos.

Algumas plataformas de cross-chain famosas já foram vítimas de ataques hackers que causaram um verdadeiro rombo nas finanças.

Quer aproveitar a tecnologia? Existem muitas empresas que atuam com cross-chain como é o caso da Binance.

Vantagens e desvantagens da tecnologia cross-chain

Agora que você já sabe como funciona a tecnologia que também é conhecida como trocas entre cadeias, é útil saber quais são as vantagens e desvantagens de usar o método, confira:

Principais vantagens

Podemos destacar que é uma maneira descentralizada de trocas das moedas, sem precisar depender de uma Exchange para tal.

Além disso, o uso descentralizado ajuda a gerar uma dinâmica maior de uso da moeda. A troca rápida e segura contribui para expandir o uso sem complicações e consequentemente popularizar a moeda digital em uso.

Principais desvantagens

Quem utiliza uma carteira ineficiente na implementação do protocolo cross-chain pode acabar perdendo dinheiro no processo.

O processo de utilização do cross-chain pode ser um tanto quanto complexo para quem está começando no mundo das criptomoedas. Por isso mesmo, não é a forma mais indicada de comprar ou vender quando se trata do uso inicial dos ativos em sua jornada investidora.

Vale mais a pena começar aos poucos com uma carteira digital segura e conforme aprender mais, fazer os primeiros testes usando essa tecnologia.

Aproveite que agora você já sabe mais sobre a segurança do sistema e como usá-lo em suas transações, para ter um bom aproveitamento.

Explorar mais

Entenda como declarar bitcoin no Imposto de Renda

Bitcoin

Entenda como declarar bitcoin no Imposto de Renda

Investe em Bitcoin e não sabe como declarar Bitcoin no Imposto de Renda? Aprender como declarar é importante para evitar cair na malha fina.

Leia mais

Quem define o preço do Bitcoin?

Bitcoin

Quem define o preço do Bitcoin?

Hoje vamos te explicar tudo sobre a definição de preço do Bitcoin, para que seu investimento seja feito no momento que considerar mais adequado.

Leia mais

Descubra Seu Perfil de Investidor em Cripto

Investimentos

Descubra Seu Perfil de Investidor em Cripto

Descubra qual perfil de investidor em cripto você é com a Bitnuvem: conservador, moderado ou arrojado. Maximize seus investimentos em criptomoedas.

Leia mais