Bitcoin pode ser usado para pagar salários em Miami

Bitcoin pode ser usado para pagar salários em Miami

Nos últimos meses, o Bitcoin tem se valorizado e passado a ser usado em empresas e até mesmo como forma de pagamento de salários em Miami.

Essa novidade foi anunciada pelo prefeito de Miami, que declarou em sua conta do Twitter a disponibilidade de pagar os salários dos funcionários em Bitcoins. Quer saber mais sobre o assunto? Entenda mais a seguir!

Aceita seu salário em Bitcoins?

É essa a pergunta que os funcionários públicos de Miami irão ouvir de agora em diante. Anunciado pelo prefeito Francis Suarez, parte dos salários dos funcionários poderá ser pago usando bitcoin, caso os funcionários aceitem.

Nesse primeiro momento após o anúncio, a adesão é totalmente opcional. E somente uma porcentagem do salário será paga em criptomoeda.

A porcentagem não foi divulgada pelo prefeito ainda. Entretanto, a mera possibilidade anima o mercado. Afinal, esse tipo de iniciativa legitima o uso de bitcoins como forma de pagamento.

Porcentagem de salário em Bitcoin

É importante perceber que a iniciativa não tem como objetivo pagar 100% dos salários em Bitcoins. Apenas uma porcentagem de salário será entregue ao colaborador através de pagamento em Bitcoin.

Assim como, não é necessário que todos os colaboradores da prefeitura aceitem esse tipo de pagamento, ficando a critério de cada um definir se aceitará ou não Bitcoins como parte de seus salários.

Como funciona pagamento por Bitcoin?

O pagamento por Bitcoin precisa ser acordado entre empresa e funcionário, ficando claro qual será a porcentagem paga em Bitcoins e em dólares no caso dos colaboradores de prefeitura.

Diante do acordo, o profissional receberá, por exemplo, 20% de seu salário em Bitcoins, na data de pagamento e os outros 80% em dólares.

O valor pago em Bitcoins dependerá da cotação da criptomoeda no dia, possibilitando variações de acordo com as cotações que se apresentam a cada mês.

Essa é uma das novas ideias de empresas que desejam estimular seus profissionais a investirem parte de seus salários. Bem como, é uma ferramenta interessante de modernização e otimização dos próprios investimentos da empresa.

Afinal, a prefeitura, por exemplo, pode comprar uma grande quantidade de Bitcoins na baixa e usar como ferramenta de pagamento em momentos em que está em alta, possibilitando uma boa negociação para a prefeitura em questão.

O mesmo exemplo pode ser adotado por diferentes empresas, desde que os colaboradores estejam satisfeitos com a possibilidade de receber seus pagamentos mensais parte em Bitcoins e parte em dinheiro.

Essa é uma questão a ser estudada junto com a equipe de RH e identificando se existe viabilidade jurídica de oferecer Bitcoins como forma de pagamento para a equipe.

Bitcoin pode ser usado para pagamentos no Brasil?

Sim! Toda relação de compra e venda pode utilizar bitcoins como moeda de pagamento. Entretanto, para que tal método de pagamento seja válido é preciso existir um acordo entre as partes.

Além disso, é interessante que as transações sejam realizadas usando um método de pagamento confiável, como as transações feitas pela Bitnuvem.

De modo que, não existe risco de fraude em relação aos pagamentos. Para que assim, ambas as partes da negociação estejam seguras com as transações.

Vale a pena fazer pagamentos com Bitcoins?

Bitcoins podem ser usados como forma de pagamento, assim como podem ser usados com o objetivo de investir.

Em ambos os casos, é interessante considerar os riscos e identificar dentro de seu perfil enquanto investidor se vale a pena.

Tendo em vista que, todo ativo com variação de preço como ocorre com a bitcoin pode gerar um grande lucro ou alguma perda.

Portanto, é preciso considerar se vale a pena usar suas bitcoins nesse momento para pagar algo ou alguém.

Justamente para evitar que ocorra algum tipo de perda financeira ao realizar a transação. Afinal, o momento certo para usar bitcoins é quando eles já oferecem um lucro interessante para você

É importante declarar os lucros com bitcoins em caso de venda

Caso opte por vender bitcoins para obter lucro, é importante declarar em seu Imposto de Renda (IR) o lucro sobre a venda.

De modo que, possa pagar o devido imposto sobre o ganho obtido. Processo que é essencial para evitar cair na malha fina.

No caso de pagamentos usando a criptomoeda, dependendo daquilo que está sendo pago, a declaração poderá ser obrigatória ou não. Portanto, vale a pena identificar qual das duas alternativas de uso de bitcoins é mais viável para a sua situação financeira ser favorecida.

Dessa forma, você sempre fará as melhores escolhas em relação às suas transações. Tanto para receber em bitcoins, pagar ou vender. E o melhor é que, todas as suas transações usando bitcoins podem ter a segurança total oferecida pela Bitnuvem.