MetaMask: o que é e para que serve?

MetaMask: o que é e para que serve?

Já ouviu falar sobre o MetaMask e seus benefícios? MetaMask é um plugin, que está ficando cada vez mais famoso entre os interessados em criptomoedas.

Nós vamos te explicar detalhadamente o que é, como funciona e para quê serve, para que possa aproveitar os benefícios do MetaMask em sua rotina.

Garantindo uma série de comodidades trazidas pelo plugin, que possibilita interagir com maior facilidade com os Apps do blockchain Ethereum.

Entendendo MetaMask e dApps

A interação de um usuário com dApps de blockchains depende diretamente de uma ponte, e é justamente essa a função do MetaMask.

O MetaMask surgiu justamente como uma extensão ou plugin que funciona nos navegadores da web, oferecendo ao usuário a interação fácil com os dApps de blockchain Ethereum.

Isso permite que o usuário faça a integração de todos os dApps distribuídos, facilitando o acesso de forma integrada usando o navegador de sua preferência.

É importante reforçar que, dApps são um tipo de aplicação sem o ponto de controle ou servidor central, funcionando como uma base que utiliza rede descentralizada.

E isso permite que os usuários acessem diversos serviços com total segurança de seus dados. Podendo utilizar um dApp em computador, smartphone ou até mesmo pela web.

Seja qual for a forma de acesso, um Dapp é descentralizado e ao utilizar o MetaMask para fazer o acesso, o processo se torna muito mais simples para o usuário comum.

Como funciona o uso do MetaMask

Desenvolvido por Aaron Davis e Dan Finlay, MetaMask foi lançado em 2016, com o objetivo revolucionário e simples de facilitar a interação por meio do navegador da web com os dApps favoritos do usuário.

O objetivo é uma interação rápida, segura e que usa a interface e a API da web Ethereum. A manutenção da segurança se tornou um grande desafio, que foi resolvido com o passar do tempo e empenho na criação do MetaMask.

Desde quando sua primeira versão foi apresentada ao mercado, é possível utilizar o MetaMask no Chrome, posteriormente passou a funcionar no Firefox e demais navegadores.

O funcionamento é a partir do uso de web3.js, uma biblioteca que faz parte do Ethereum. Fazendo com que as páginas da web e suas extensões consigam tirar o máximo proveito do Ethereum para usar seus recursos.

É por isso que o MetaMask não só gera uma carteira de criptomoedas como também controla a interação daquele usuário em específico com o dApp.

Dessa forma, a extensão funciona trabalhando para que as operações necessárias sejam realizadas por meio seguro, usando criptografia.

Como instalar o MetaMask?

Quem utiliza GoogleChrome, tem grande facilidade na instalação usando o próprio repositório ou loja de extensões para fazer a instalação.

Fazendo o download é possível utilizar o MetaMask para ter comodidade em seu dia a dia, tendo uma carteira de fácil acesso para suas criptomoedas.

O ideal é sempre fazer o download por fonte confiável, para ter o devido cuidado em relação ao uso de todas as extensões que você utiliza em seu computador.

Essa verificação cuidadosa de suas extensões evitará problemas em relação ao uso de conteúdo não confiável.

Explorar mais

Real Digital

Investimentos

Real Digital

Entenda como o Real Digital está sendo implementado pelo Banco Central do Brasil para aprimorar o sistema de pagamentos brasileiro

Leia mais

O que é gráfico de candles e como entendê-lo?

Bitcoin

O que é gráfico de candles e como entendê-lo?

O gráfico de candles é utilizado por traders, com o objetivo de visualizar a oscilação de preço de um ativo.

Leia mais

Qual a diferença entre Bitcoin e Bitcoin Cash?

Bitcoin

Qual a diferença entre Bitcoin e Bitcoin Cash?

Apesar dos nomes semelhantes, será que Bitcoin Cash e Bitcoin são a mesma coisa? Confira em nosso artigo!

Leia mais