O que procura?

Categorias

Investimentos

Ícone abrir

Bitcoin

Ícone abrir

Segurança

Ícone abrir

O que é Hard Fork no universo das criptomoedas? Entenda

O que é Hard Fork no universo das criptomoedas? Entenda

Hard fork é mais um daqueles termos do universo das criptomoedas que você precisa compreender para investir com mais clareza, sabedoria e entendimento a respeito de cada decisão que está tomando.

Por isso mesmo, nós vamos te explicar o que é hard fork, como funciona e como afeta suas negociações. Para que você possa entender o tema e não ter dúvidas na hora de aplicar seu dinheiro em criptomoedas.

Entenda o que é fork

O fork é uma bifurcação, ou seja, quando um sócio de uma empresa não concorda com algo e decide sair do negócio, abrindo uma empresa semelhante à anterior ou com diferenças sutis.

Esse conceito de fork também foi incorporado ao universo das criptomoedas. Quando uma parte dos integrantes de uma plataforma de cripto não concorda com uma mudança, eles podem simplesmente criar um novo ativo digital.

Geralmente o projeto novo é meramente semelhante, sem ser igual ao anterior. Trata-se de uma modificação do código-fonte da blockchain do projeto para originar algo novo e semelhante ao mesmo tempo.

Não são todos os forks em criptomoedas que ocorrem de forma intencional. Como o código é aberto, os dados são amplamente distribuídos, por isso, uma bifurcação pode ocorrer de forma acidental. No caso de bifurcações acidentais, é comum que ocorra a identificação e a resolução da questão rapidamente

Quais são os tipos de forks?

Existem dois tipos de fork: o hard fork e soft fork que são bem diferentes entre si. Confira as características para entender!

Hard fork

Um hard fork é uma mudança na blockchain que é incompatível com sua versão anterior. Nesse caso, para que a versão mais antiga possa continuar em execução, haverá um protocolo diferente e com dados diferentes da versão mais recente.

Por exemplo, em 2017 o próprio Bitcoin passou por um hard fork. O conflito entre os desenvolvedores que atuavam na época no projeto foi responsável pela origem do Bitcoin Cash (BCH).

A partir da cisão o BTC e o BCH passaram a ter protocolos diferentes, com regras próprias. Portanto, é um processo visível para o mercado quando ocorre hard fork.

Soft fork

Oposto ao modelo anterior, o soft fork faz alterações que permanecem compatíveis com versões anteriores.

O soft fork funciona como uma atualização de um sistema Windows. No caso de blockchain, o protocolo é alterado sem afetar a estrutura da rede.

Dessa forma, os blocos da versão nova são aceitos sem afetar negativamente a versão antiga. No próprio caso do bitcoin houve um soft fork super conhecido é o Segregated Witness (SegWit).

O objetivo nesse caso era aumentar a capacidade dos blocos alterando a forma como os dados são armazenados, sem mudar o limite de tamanho. A atualização serviu para deixar a rede muito mais rápida, favorecendo todos os usuários.

Como um hard fork altera o mercado?

Quando existe um hard fork, o mercado é impactado pelas mudanças trazidas pela nova criptomoeda que surge a partir da bifurcação.

Como é o caso justamente do BTC e o BCH. Acontece que, cabe ao investidor escolher se irá apostar na nova moeda existente ou continuará investindo na moeda tradicional que já estava investindo.

Explorar mais

Como me cadastrar na Bitnuvem?

Investimentos

Como me cadastrar na Bitnuvem?

Se cadastrar na Bitnuvem é o primeiro passo para começar a investir em Bitcoins no Brasil com total segurança.

Leia mais

A Bitnuvem aceita PIX?

Bitcoin

A Bitnuvem aceita PIX?

Agora, além de possibilitar a compra, venda e transferencia de Bitcoins, a Bitnuvem também possibilita pagamentos por meio do PIX.

Leia mais

Posso ter prejuízo ou lucro comprando Bitcoin?

Investimentos

Posso ter prejuízo ou lucro comprando Bitcoin?

Já se perguntou se pode ter algum prejuízo ou lucro na compra de Bitcoins? Hoje falaremos sobre a melhor forma de investir em Bitcoins.

Leia mais