O que é candlestick e como interpretar

O que é candlestick e como interpretar

Índice

Quer aprender o que são candlesticks para entender como interpretar e usar essa informação a seu favor?

É muito importante estar bem informado no seu início de carreira como trader. Tendo em vista que, os dados são fundamentais para acompanhar a evolução do mercado e fazer boas escolhas.

Nós vamos te orientar em relação ao que é, como interpretar candlestick e vamos te disponibilizar a bíblia do candlestick para que entenda de uma vez por todas!

O que são candlesticks?

Traduzido de forma literal como “candelabro”, o candlestick é um instrumento de análise gráfica para acompanhar a renda variável.

Com formato gráfico de preços dos ativos, o método lembra uma vela ou candelabro e por isso foi batizado de candlestick.

O método foi desenvolvido por Homma Munehisa, quando operava contratos futuros na Bolsa Dojima em Osaka.

Através do uso de seu método, o criador teve sucesso em 100 trades consecutivos, como contam os locais.

Em meados da década de 80, a técnica foi trazida para o Ocidente e aprimorada com o passar dos anos. Com a representação gráfica de preço, torna-se muito mais fácil interpretar dados e ser coerente em suas análises.

Possibilitando que tenha ótimos resultados em suas operações financeiras e, consequentemente, possa ter lucros.

Como interpretar o candlestick?

Basicamente o gráfico conhecido como candlestick é formado por um corpo e suas sombras. O corpo consiste em um retângulo colorido. Já as suas extremidades inferior e superior são conhecidas como as sombras.

Ao interpretar, observe que o corpo de um candlestick positivo tem o seu lado inferior correspondente ao preço de abertura, e o superior ao de fechamento.

Além disso, a extremidade da sombra superior representa a cotação máxima no período. E o extremo da sombra inferior consiste no valor mínimo.

Tendo essas referências da bíblia do candlestick, é possível ser muito assertivo em suas previsões. Possibilitando que consiga uma interpretação efetiva em suas análises e alcance melhores resultados.

Quando o candle é negativo, sua extremidade inferior consiste no preço de fechamento. E ponta a superior ao de abertura.

Não é difícil interpretar o gráfico, no entanto, é necessário ter experiência e continuar estudando o mercado e o próprio modelo de candlestick para que consiga ter bons resultados usando a ferramenta.

Por que usar a análise do gráfico na sua rotina como trader?

O candlestick pode ser usado como uma forma fácil de verificar o comportamento das cotações de um ativo ao longo de um período determinado pelo trader.

Usando o candle é possível minimizar erros e confusões, por não precisar de uma linha de gráfico para cada preço apresentado ao longo do período.

Além disso, o uso do modelo permite antecipar tendências das cotações na renda variável quando se tem mais experiência com o candle.

Tendo em vista que, o gráfico forma um padrão específico, que ajuda a prever os próximos movimentos de preços. E isso obviamente melhora as chances de ser assertivo a curto prazo fazendo trader.

Características do candlestick

Para fazer uma análise assertiva, é preciso conhecer quais são os elementos componentes de um candlestick. Tendo em vista que, entendendo quais são eles, se torna possível compreender a dinâmica e fazer uma melhor interpretação do gráfico.

Período analisado

Antes de mais nada é importante saber que cada candle representa o que aconteceu com o preço de um ativo analisado em um determinado período.

Para otimizar o processo o intervalo de tempo é determinado por você, seja 1 minuto, 3 dias, 1 semana, 3 meses ou último ano.

O candlestick serve para analisar ativos do mercado financeiro negociados nas bolsas de valores e também criptomoedas.

Formato do Candlestick analisado

O formato é uma informação importante para avaliar os valores que o ativo analisado atingiu no período de tempo determinado de análise. Observando os valores de:

Cor

Por último, a cor do candlestick também é um elemento a ser analisado, uma vez que a cor é um indicativo sobre a existência de alta ou de baixa.

Quando ocorre baixa o gráfico é representado na cor vermelha. Se o preço de fechamento é maior que o de abertura ele representa alta e é verde.

Além de entender as características de um candlestick, é interessante também analisar os padrões que eles apresentam para seus ativos, com o objetivo de identificar boas estratégias a partir da análise de tais padrões.

Tendo como objetivo ser mais assertivo em suas análises, garantindo que possa tomar boas decisões a partir do uso da ferramenta.

Afinal, é possível fazer boas previsões e tomar decisões de acordo com o gráfico, sempre pautando sua decisão de investimento em dados confiáveis.

Aproveite que já aprendeu a usar a ferramenta para fazer análises completas e ter ótimos resultados pautados em dados obtidos a partir do uso do candlestick para comprar ou vender seus ativos no momento correto.

Explorar mais

O que é o Ethereum 2.0 e o que mudará na rede?

Investimentos

O que é o Ethereum 2.0 e o que mudará na rede?

Buscando mais eficiência nas transações, a atualização da Ethereum 2.0 promete minimizar problemas comuns no processamento de várias transações ao mesmo tempo.

Leia mais

Entenda o que é Cold Wallet e quais são as vantagens

Bitcoin

Entenda o que é Cold Wallet e quais são as vantagens

Já ouviu falar sobre a opção de utilizar Cold Wallet para seus Bitcoins? Utilizar esse tipo de carteira para seu investimento pode trazer uma série de benefícios

Leia mais

Como Investir em Bitcoin no Brasil

Investimentos

Como Investir em Bitcoin no Brasil

Você sabe como investir em Bitcoin no Brasil? É possível comprar a criptomoeda com segurança e manter uma carteira digital para este investimento.

Leia mais